Coimbra  19 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC recebeu Encontro dos Juristas das Universidades Portuguesas

2 de Outubro 2020 Jornal Campeão: UC recebeu Encontro dos Juristas das Universidades Portuguesas

Realizou-se no Salão da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) o 4.º Encontro de Juristas das Universidades Portuguesas.

Participaram presencialmente ou por via digital representantes do Instituto Universitário de Lisboa e das Universidades dos Açores, do Algarve, de Aveiro, da Beira Interior, de Coimbra, de Lisboa, da Madeira, Nova de Lisboa, do Minho, do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro. A abertura da iniciativa contou com a intervenção de João Nuno Calvão da Silva, vice-Reitor da UC que referiu a importância do evento e da cooperação entre as instituições representadas.

Este encontro, na sexta-feira, foi mais uma oportunidade para a partilha de conhecimentos e experiências, bem como para a reflexão conjunta sobre temas complexos e controversos com que são confrontados diariamente os juristas das universidades.

Entre os principais assuntos discutidos, destacaram-se: a forma como as universidades estão a viver a pandemia; as doenças crónicas e o teletrabalho; e a situação dos Programas de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública e os planos de regularização de dívidas de propinas.

No final do encontro foi reafirmada a força da cooperação institucional e a troca de experiências na resolução de problemas comuns.