Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC recebe certificação da Federação Internacional de Desporto Universitário

9 de Novembro 2020

A Universidade de Coimbra é uma das primeiras universidades, a nível mundial, a garantir a certificação de ‘Healthy Campus’ da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), que tem como principal objectivo reforçar a importância da actividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica.

“A Universidade de Coimbra atribui grande valor à saúde e bem-estar da sua comunidade, facto que pode ser comprovado, por exemplo, com a nossa 17.ª posição no indicador Saúde e Bem-estar do The University Impact Rankings, do Times Higher Education”, diz Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra.

Segundo o reitor da UC “o programa FISU Healthy Campus reforça o trabalho que temos vindo a desenvolver e melhora a transversalidade entre os vários sectores da Universidade. As pessoas são o recurso mais valioso da Universidade de Coimbra e o seu bem-estar é um dos meus compromissos pessoais. Face à realidade actual da covid-19, a vida das pessoas mudou drasticamente. Hoje, mais do que nunca, esta preocupação deve estar muito presente”.

O programa de Certificação Mundial Healthy Campus criado pela FISU tem como objectivo implementar um estilo de vida saudável entre a sua comunidade académica potenciando programas operacionais nas áreas do Desporto e Actividade Física que, simultaneamente, influenciam domínios como a Saúde Mental e Social, Nutrição, Prevenção de Doenças, Comportamento de Risco e Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

“A Universidade de Coimbra foi uma das primeiras 40 universidades do mundo que conseguiram associar-se ao programa Healthy Campus da FISU”, refere o vice-reitor da UC para a Qualidade e o Desporto, António Figueiredo. “O âmbito do Healthy Campus está muito em linha com as áreas em que a Universidade de Coimbra tem vindo a investir cada vez mais e isto reflete-se, naturalmente, como um resultado directo na realização dos objectivos do projecto”, acrescenta o vice-reitor da UC para a Qualidade e o Desporto.