Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC promove “Semana da Ciência e da Tecnologia”

22 de Novembro 2016 Jornal Campeão: UC promove “Semana da Ciência e da Tecnologia”

Visitas a laboratórios, palestras, debates, tertúlias, sessões práticas e muitas outras actividades é o que a Universidade de Coimbra (UC) se encontra a promover durante a “Semana da Ciência e da Tecnologia”, que decorre desde ontem (21) e até dia 02 de Dezembro.

O objectivo é “mostrar a ciência que se produz” na UC, através de várias iniciativas, dirigidas a diversos públicos.

Até à próxima sexta-feira (25), o Departamento de Física vai receber estudantes do ensino básico e secundário, onde poderão visitar a sala “Experimenta” e participar em demonstrações dos fenómenos de Física, desde experiências clássicas de eletromagnetismo à levitação magnética, das ondas sonoras a experiências com luz de laser e raios-X, de produção da electricidade numa mini-hídrica à pilha de hidrogénio.

Já no Departamento de Química vai ser possível “conhecer o que fazem os químicos, visitar laboratórios de investigação e assistir a demonstrações de química”, revela a Universidade.

No Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e no Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI) vão ser oferecidos, gratuitamente, “cafés de ciência” e as portas dos seus laboratórios estarão, também, abertas.

O ciclo Cafés de Ciência “Os Cientistas Regressam às Origens”, que vai decorrer dentro e fora da cidade de Coimbra, promoverá a presença dos cientistas na sua terra natal ou nas terras onde residem. As oito sessões programadas terão lugar em Cantanhede, Oliveira do Hospital, Figueira da Foz, Estarreja, Lousã e Coimbra.

“A promessa de imortalidade, o que acontece ao cérebro durante o sono, as falhas de memória, e as diferenças entre mulheres e homens são alguns dos temas à conversa com café oferecido a todos os participantes”, salienta a UC, contando, para isso, com o apoio do Centro de Ciência do Café da Delta.

Os “Laboratórios Abertos”, que têm entrada livre, permitem um acesso aos locais de produção de conhecimento científico, onde diferentes grupos de investigação do CNC e do IBILI receberão pessoas e escolas interessadas (contudo mediante inscrição através do email: scicomm@cnc.uc.pt).

Outro ponto importante nesta “Semana” é o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que irá promover esta quinta-feira (24), no Museu da Ciência, um atelier sobre a iniciativa “FotoQuestGo”, que tem como objectivo abrir a possibilidade dos cidadãos contribuírem com a recolha de fotografias e informação sobre o tipo de cobertura e uso do solo num conjunto de pontos espalhados pela Europa.

Neste sentido, também o Museu da Ciência está integrado nesta iniciativa, através da dinamização de visitas à Galeria de Mineralogia e Geologia, da conferência “Chá das Três”, sobre “A dinâmica morfo-sedimentar da zona costeira e marinha, o canhão submarino e as ondas ‘gigantes’ da Nazaré”, e da XXII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Coimbra.

Neste certame estarão presentes expositores nacionais e estrangeiros, que vão apresentar minerais de colecção, pedras preciosas, fósseis, material didáctico e objectos manufaturados de ourivesaria, conferindo aos visitantes a oportunidade de adquirirem ou simplesmente deleitarem-se com a observação de exemplares únicos.

Já no Centro de Estudos Sociais (CES) da UC, a “Semana da Ciência e Tecnologia” vai ser assinalada com dois seminários, o próximo a ter lugar amanhã (23), intitulado “As relações de género em Timor-Leste contemporâneo”.

A “Semana da Ciência e da Tecnologia” é, anualmente, dinamizada pela Ciência Viva e toda a programação pode ser consultada em www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2016/.