Coimbra  2 de Junho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC promove produção de viseiras de protecção contra a covid-19

31 de Março 2020 Jornal Campeão: UC promove produção de viseiras de protecção contra a covid-19

A Universidade de Coimbra está a trabalhar na produção, “em larga escala”, de viseiras de protecção para os profissionais de saúde.

Uma equipa de investigadores e alunos, liderada por Norberto Pires, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu um modelo de viseira, de fácil produção e montagem, que disponibilizou para ser utilizado por qualquer cidadão no fabrico (através de impressoras 3D) deste material de protecção.

“Com a disponibilização livre deste modelo de viseira, a Universidade desafia a comunidade a envolver-se e produzir, na medida das suas possibilidades, viseiras com as suas impressoras 3D para oferecer aos serviços de saúde da sua região. Para além disso, reconhecendo a necessidade de maior volume, envolvemos empresas de moldes e injecção de plástico que, num espírito de cooperação que muito nos sensibilizou, se prontificaram a ajudar na produção em massa destas viseiras. Mobilizar a sociedade com a nossa inovação e disponibilidade, contribuindo assim para uma sociedade mais desenvolvida e solidária, é um dos objectivos da Universidade de Coimbra”, frisou Norberto Pires.

Com base nesse protótipo já foram produzidas, em colaboração com outras empresas, cerca de 10 000 viseiras, que serão entregues a unidades de saúde da região. O objectivo é alargar esse número, reunindo cada vez mais entidades da sociedade civil nesse esforço.

“Foi possível mobilizar empresas, entidades como os Clubes de Rotários e muitas outras instituições, que permitiram reunir os recursos para um esforço de ajuda incondicional, que sentimos ser a nossa obrigação. É para nós muito animador, e para mim em particular, poder verificar que ex-alunos, agora empresários, empresas com que realizamos muitos trabalhos de I&D e de desenvolvimento competitivo, se unem a nós num esforço colectivo que nos orgulha e certifica que estamos a fazer bem, a trabalhar com a comunidade científica e industrial, ao longo destes 730 anos de história colectiva. Apelamos assim a que outros se juntem a este esforço, neste e noutras áreas, permitindo quem em conjunto sejamos capazes de combater esta pandemia”, acrescenta Norberto Pires.

Esta é mais uma iniciativa da plataforma UC Against Covid-19, que agrega todos os projectos de investigação e inovação da UC associados à luta contra a pandemia.