Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC promove apresentação dos atletas do Programa de Apoio ao Alto Rendimento

22 de Março 2022 Jornal Campeão: UC promove apresentação dos atletas do Programa de Apoio ao Alto Rendimento

A Universidade de Coimbra promove, amanhã (23), a sessão de apresentação oficial dos estudantes atletas que integram o seu Programa de Apoio ao Alto Rendimento 2022. O evento decorre a partir das 15h00, na Sala do Senado, contando com a intervenção do Reitor Amílcar Falcão.

Os 28 estudantes atletas que integram este ano o Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade de Coimbra (PAAR-UC) são a face mais visível do trabalho que tem sido feito na instituição para promover o desporto, a actividade física e o bem-estar. Entre eles estão Catarina Costa (Judo / Faculdade de Medicina), Gabriel Lopes (Natação / Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física), Irina Rodrigues (Atletismo / Faculdade de Medicina), Diogo Cancela (Paranatação / Faculdade de Ciências e Tecnologia) e Telmo Pinão (Paraciclismo / Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física), os cinco alunos/as da UC que participaram nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos de Tóquio, realizados no ano passado.

O PAAR-UC tem como objectivos potenciar a compatibilização da vida académica e da prática desportiva de alto rendimento, oferecendo aos estudantes atletas as mais-valias das várias áreas de conhecimento da UC, no apoio e na melhoraria das condições de treino e preparação para a competição. As medidas vão desde o apoio ao nível escolar (na escolha de horários e de turmas e na possibilidade de realização de mais unidades curriculares em época especial) à facilitação do acesso às instalações de treino e de controlo e monitorização da prática desportiva.

Neste ano lectivo, a Universidade de Coimbra tem cerca de 100 alunos/as com estatuto de estudante atleta e mais de três mil pessoas da comunidade académica a participar nas actividades físicas e desportivas promovidas pelo Desporto UC.