Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC procura voluntários para testar aplicação de mapeamento de ribeiras urbanas

12 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: UC procura voluntários para testar aplicação de mapeamento de ribeiras urbanas

O Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está à procura de voluntários interessados em contribuir para a investigação científica. O objectivo é testar uma nova aplicação desenvolvida para o mapeamento das ribeiras urbanas de Coimbra e a avaliação da sua biodiversidade.

No dia 20 de Janeiro, às 15h00, na Ribeira da Arregaça, em Coimbra, os participantes inscritos terão a oportunidade de experimentar a APP Citizeen, uma ferramenta criada no âmbito do projecto PHArA-ON, que significa Pilots for Active and Healthy Ageing. As inscrições estão abertas até ao dia 17 de Janeiro e a iniciativa pretende envolver a comunidade na avaliação e aprimoramento da aplicação.

Desenvolvida em colaboração com a Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC) e Our Watch Leads (OWL), a aplicação Citizeen tem como um dos seus principais objectivos potenciar a utilização dos ambientes verdes e azuis urbanos, como rios, ribeiros e suas margens, pelos cidadãos. Este projecto visa não apenas mapear as ribeiras, mas também compreender e preservar a diversidade biológica desses ecossistemas urbanos.