Coimbra  26 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC procura potenciar florestação

14 de Dezembro 2016

A Universidade de Coimbra vai coordenar, em 2017, um projecto para potenciar os produtos florestais em quatro municípios da região Centro.

A iniciativa deverá contar com um apoio de dois a três milhões de euros de fundos da União Europeia.

O projecto “não vai criar infra-estuturas, mas usar as existentes”, envolvendo municípios, empresas e possivelmente “outros centros de conhecimento” na aplicação de novas tecnologias na produção e transformação de produtos ligados à floresta, indicou a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa.

A iniciativa envolve os municípios de Mortágua, Sertã, Oleiros e Vouzela, que são zonas representativas da floresta da região.

“É importante diversificar os produtos da floresta” e mostrar que se pode fazer mais, aplicando novas tecnologias, sublinhou o secretário de Estado Amândio Torres.

De acordo com o professor universitário Alfredo Dias, os conhecimentos, de momento, não estão a ser aplicados, sendo que a sua aplicação poderá resolver problemas significativos, através de uma adaptação das soluções às especificidades de cada território.

A iniciativa permite “transferir [saber] e demonstrar a utilidade do conhecimento”, sendo os beneficiários produtores, proprietários, empresas e utilizadores, referiu Alfredo Dias.