Coimbra  28 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC: Premiado projecto de Norberto Pires de construção em aço

24 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: UC: Premiado projecto de Norberto Pires de construção em aço

A construção de objectos 3D em aço, para a construção civil, foi o projecto apresentado por Norberto Pires e que venceu um concurso promovido pela Universidade de Coimbra, com um valor de 250 000 euros atribuídos por um mecenas privado.

“AMConstruction – Additive Manufacture in Steel Construction”, de Norberto Pires e Trayana Tankova, do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural da Faculdade de Ciências e Tecnologia, está a desenvolver uma tecnologia que se adapta para transformar o material e o colocar num estado possível de depositar por camadas.

“A manufactura aditiva estava limitada a um plano e com a utilização de robots adiciona-se a possibilidade de imprimir em vários, o que traz grandes desafios e a exploração de várias técnicas diferentes”, refere Norberto Pires.

Este projecto prossegue outros, que estão já a ser desenvolvidos para a indústria aeronáutica, automóvel e mesmo do vidro.

Ao concurso apresentaram-se 15 candidaturas, todas validadas, com o vice-reitor Luís Simões da Silva a destacar que todas tinham potencial para serem vencedores, pelo que irão ser incentivadas para que os respectivos projectos prossigam.

 

 

Powered by Digital RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com