Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC premeia projectos de Inovação Pedagógica

27 de Abril 2021 Jornal Campeão: UC premeia projectos de Inovação Pedagógica

A Universidade de Coimbra (UC) vai distinguir, amanhã dia 28, pelas 15h15, na sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da UC, os cinco projectos vencedores dos Prémios Santander-UC de Inovação Pedagógica 2020/21.

A entrega das distinções, atribuídas com o apoio do Santander Universidades, é integrada na conferência “SER Professor. Um compromisso…”.  O evento tem acesso restrito e a transmissão síncrona decorre através da plataforma Zoom com a hiperligação:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/7735201611?pwd=NzFQRGRCUHZGZ2E3MzJnNmNwUTRuQT09 e a password: uc1290

Os prémios diferenciados têm passagem pelas áreas da Inteligência Artificial, dos Estudos Artísticos, do Direito e do Design de Serviços.

“Este evento, no dia em que se celebra o aniversário do Fórum Mundial de Educação, visa valorizar o trabalho dos professores e a sua capacidade de inovar pedagogicamente, refletindo sobre o compromisso, sempre renovado, do que é ‘ser professor’. Um compromisso com cada um de nós, na tarefa fundamental que desempenhamos como docentes, com os nossos estudantes e com a sociedade que ajudamos a construir”, salienta a vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos, Cristina Albuquerque.

A iniciativa, com a abertura a cargo da vice-Reitora Cristina Albuquerque, do director-Adjunto da Biblioteca Geral da UC, António Eugénio Maia Amaral, e do coordenador do projecto Especial Aprendizagem e Inovação Pedagógica na UC, Jorge Miguel Figueira, inclui uma mesa-redonda e um debate sobre os grandes desafios que se colocam à missão de ensinar (com a participação do professor António Dias de Figueiredo e do estudante Luís Coimbra) e uma conferência sobre inovação pedagógica e reinvenção do futuro proferida por Dale Johnson, director de Inovação da Arizona State University (que tem sido distinguida, ano após ano, como a universidade norte americana com a abordagem pedagógica mais inovadora). A intervenção de encerramento, pelas 18h15, será proferida pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão.