Coimbra  25 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC passa a receber turistas no Colégio de Jesus e ‘liberta’ rua Larga

6 de Junho 2020 Jornal Campeão: UC passa a receber turistas no Colégio de Jesus e ‘liberta’ rua Larga

A recepção aos visitantes nacionais e internacionais do circuito turístico da Universidade de Coimbra (UC) vai passar a concentrar-se na zona do Colégio de Jesus (Museu da Ciência), ‘libertando’, assim, a rua Larga da poluição visual e ambiental causada pela presença frequente de autocarros turísticos.

Após a instalação da Loja do Turismo da UC no Colégio de Jesus, em inícios de Março, também estes autocarros de serviço ocasional de passageiros deverão passar a fazer o desembarque nessa zona.

A alteração de trânsito, solicitada pela UC, será votada na próxima reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra, na próxima segunda-feira (08).

Esta iniciativa, com o objectivo de descongestionar e eliminar faseadamente do Pólo I o trânsito automóvel com veículos poluentes, é umas das muitas medidas que faz parte da estratégia de sustentabilidade ambiental da Universidade de Coimbra.

Com a alteração proposta pela UC – em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra – , os autocarros turísticos deixarão de passar pela rua Larga. Vindos da rua Padre António Vieira, seguirão pela rua Inácio Duarte até ao Colégio de Jesus. Para além destas alterações, serão promovidas acções adicionais que fomentem a redução de veículos automóveis no Pólo I.