Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC participa na Cimeira Mundial da Saúde 2023

15 de Outubro 2023 Jornal Campeão: UC participa na Cimeira Mundial da Saúde 2023

A Universidade de Coimbra (UC) encontra-se na Cimeira Mundial da Saúde (World Health Summit) 2023, que decorre em Berlim (Alemanha) até terça-feira, dia 17. Este evento é considerado a principal conferência mundial do sector da saúde, abordando questões prementes como o impacto das alterações climáticas, a prevenção de pandemias e as novas tecnologias digitais.

A representação da UC na Cimeira é assegurada pelo Centro Académico Clínico de Coimbra (CACC), também conhecido como Coimbra Health. Os representantes deste consórcio, composto pela UC e pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), incluem o presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, o subdirector da Faculdade de Medicina da UC e coordenador do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra, Henrique Girão, e o coordenador da unidade R&D International Networks da UC, Jorge Figueira.

A Cimeira Mundial da Saúde, sob o mote “Um Ano Definitivo para a Acção Global em Saúde”, congrega mais de 300 oradores de diversas regiões do mundo, contando com a presença de mais de 20 ministros e inúmeros representantes governamentais. Participam também membros da academia, da indústria, da sociedade civil e de organizações internacionais.

A UC, através do CACC, assume um papel de destaque ao ser a única instituição de ensino superior portuguesa presente na M8 Alliance, associação que congrega 28 instituições académicas e de saúde, cuja reunião da Assembleia-Geral antecedeu o início da Cimeira no sábado, 14 de Outubro.

A Cimeira Mundial da Saúde desempenha um papel fundamental enquanto fórum estratégico internacional sobre saúde global, promovendo a colaboração, o diálogo orientado pela ciência e a discussão alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.