Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC organiza seminário internacional online sobre ensino em regime híbrido

18 de Novembro 2020 Jornal Campeão: UC organiza seminário internacional online sobre ensino em regime híbrido

A Universidade de Coimbra (UC) promove, nos dias 25 e 26 de Novembro, o primeiro seminário “O Admirável Mundo Novo da Educação Superior em ambientes híbridos”.

O colóquio internacional, em formato digital e organizado em parceria com o consórcio STHEM Brasil e com a colaboração da Arizona State University (EUA), da Unicamp (Brasil) e do Tecnológico de Monterrey (México), vai reflectir sobre o ensino em regime híbrido, ou seja, presencial e online.

As possibilidades e os desafios do ensino à distância e em formato híbrido entraram em força na agenda pública no contexto da pandemia de covid-19, que veio estimular os professores universitários a descobrirem novas aptidões e estratégias de transmissão do conhecimento.

É com esse cenário que se lança a discussão do seminário “O Admirável Mundo Novo da Educação Superior em Ambientes Híbridos”, que vai ter uma agenda diversificada, com palestras, debates e espaços de partilha de experiências entre docentes.

Para Cristina Albuquerque, vice-reitora da UC para os Assuntos Académicos e Serviços de Acção Social, este Seminário “constitui-se como uma oportunidade para um debate mais profundo e de dimensões internacionais em torno das diversas faces desse ‘novo mundo’ e dos desafios que comporta”, acrescentando que “a UC tem vindo a desenvolver um conjunto de práticas e um debate exigente e responsável sobre este tema, que se tornou particularmente premente em contexto pandémico, mas este seminário vem aprofundar e enriquecer essa orientação já que agrega universidades e instituições muito relevantes na reflexão sobre os modelos de ensino híbrido e remoto em diversas partes do mundo, desde os Estados Unidos, à América Latina, à Europa ou ao Canadá e Austrália”.

“A discussão de temas tão relevantes como a construção, em contextos remotos ou híbridos, de proximidade com os estudantes, a qualidade e acompanhamento ou as políticas de ensino superior, em palestras, ‘workshops’ e ‘lounges’, vai contribuir para uma aprendizagem conjunta, que se constituirá como um trunfo absolutamente importante para pensar os desafios que enfrentamos e os caminhos que queremos e podemos percorrer”, conclui a vice-reitora.

O seminário é de participação gratuita, mas a componente dos ‘workshops’ carece de inscrição obrigatória através do website: https://www.sthembrasil.com/o-admiravel-mundo-novo.