Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC lança ferramenta para estimular investigação interdisciplinar e internacional

18 de Novembro 2021 Jornal Campeão: UC lança ferramenta para estimular investigação interdisciplinar e internacional

A Universidade de Coimbra (UC) lançou hoje (18) uma ferramenta digital que pretende agregar e reforçar projectos e equipas de investigação interdisciplinares e internacionais nas áreas do património e da cultura.

O grupo digital funciona na plataforma Crowdhelix e liga instituições líderes de investigação e empresas inovadoras de todo o mundo, para que preparem e apresentem projectos e candidaturas conjuntas a programas de financiamento.

A ferramenta designada “Heritage & Culture Helix”, dinamizada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade (IIIUC), tem como principal função estimular a produção de conhecimento, protecção e promoção do património e da cultura, apoiando o trabalho dos especialistas que procurem colaborações internacionais para os seus projectos de investigação e estabelecendo ligações com as artes, com sectores culturais e criativos e com a indústria.

Os membros deste grupo serão convidados a participar em webinars, a partilhar práticas e experiências, a estabelecer parcerias e colaborar em candidaturas de projectos a financiamento competitivo.

“Esta ferramenta digital vai permitir potenciar a formação de equipas e promover a investigação interdisciplinar na área do Património e Cultura”, sublinha Cláudia Cavadas, vice-Reitora da UC para a Investigação e directora do IIIUC. Além disso, “vai mostrar o elevado potencial e capacidade da Universidade de Coimbra para dinamizar iniciativas em áreas de extrema relevância”, nota Delfim Leão, vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta.