Coimbra  31 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC já abriu o Laboratório de Análises Clínicas para despiste de covid-19

13 de Abril 2020 Jornal Campeão: UC já abriu o Laboratório de Análises Clínicas para despiste de covid-19

O Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (UC) está “em pleno funcionamento”, permitindo assim testar os cidadãos para a covid-19.

Trata-se de uma unidade de alta segurança dedicada à realização de testes de diagnóstico da covid-19, sendo que o espaço está instalado no laboratório ‘UpCells’, situado no antigo edifício da Faculdade de Medicina (Polo I) e “é mais uma resposta da UC à pandemia que tem afectado o país e o mundo nas últimas semanas”, revela a Universidade.

“Temos feito tudo o que está ao nosso alcance para contribuir para o esforço nacional no combate à pandemia que conduziu o país ao estado de emergência”, afirma o reitor Amílcar Falcão.

O trabalho no Laboratório de Análises Clínicas da UC – que tem dado resposta em 24 horas a todos os pedidos remetidos até ao momento pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tem rodado em média os cerca de 250 testes por dia – está a cargo de nove equipas de voluntários (cerca de 80 pessoas), que envolvem professores, investigadores, alunos e demais colaboradores da Universidade de Coimbra, dos seus centros de investigação na área biomédica, como acontece com o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), a que se juntam profissionais do CHUC e do Instituto Português do Sangue e Transplantação.

“Embora estejamos ainda longe da nossa capacidade instalada (temos capacidade para processar o dobro das amostras que nos estão a fazer chegar), o nosso compromisso está a ser cumprido na íntegra: realizar a despistagem da covid-19 com segurança, qualidade, fornecendo resultados no espaço de 24 horas, a custos controlados e respondendo às solicitações da autoridade de saúde” refere Amílcar Falcão.

Para reforço destas equipas que realizam os testes de diagnóstico, o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra continua a recrutar voluntários que possuam competências técnicas laboratoriais para a manipulação de amostras biológicas humanas em instalações de alta segurança (BSL3) e com treino em metodologias analíticas com destaque para o RT-PCR (do inglês Reverse transcription – polymerase chain reaction).

Os eventuais interessados deverão preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/1OstCCwUYcRvAkGgV4MnMcqYeOrmXrSQk7L5StPgTlw/edit.

A UC junta, assim, “o seu Laboratório de Análises Clínicas ao esforço comum desenvolvido por vários parceiros, liderado pela ARSC, contando ainda com o apoio do CHUC, Instituto Português do Sangue e Transplantação e Câmara Municipal de Coimbra.

Esta é mais uma iniciativa integrada na ‘Plataforma UC Against Covid-19′ que agrega todos os projectos e acções da Academia de Coimbra contra a pandemia.