Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC integra projecto psico-emocional apoiado em tecnologia virtual

20 de Julho 2020 Jornal Campeão: UC integra projecto psico-emocional apoiado em tecnologia virtual

O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC) está a colaborar no projecto “O Eu e o Nós das Emoções”, criado pela Universidade Portucalense (UPT), que foi seleccionado para integrar a iniciativa ‘Academias Gulbenkian do Conhecimento 2020’.

Os principais objectivos do projecto são “promover o autoconhecimento, através da capacidade de identificação nos outros e expressão das nossas próprias emoções, treinar estratégias de autorregulação emocional focadas na tranquilização e compaixão, encorajar comportamentos de consciência e coesão social, cooperação e conexão aos outros”.

O plano visa trabalhar em conjunto com os professores de modo a ajudá-los a lidar eficazmente com as suas emoções e com as das crianças nas salas de aula.

A equipa, composta por docentes da UPT e investigadores do INPP (Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense), pela psicóloga do SPOdo Agrupamento de Escolas Gaia Nascente e por docentes e investigadores do ISR-UC, “tem como missão desenvolver, aplicar e avaliar a eficácia de um programa de intervenção psico-emocional apoiado nas tecnologias virtuais para crianças do 3.º e 4.º ano de escolaridade.