Coimbra  19 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC inaugura laboratório de investigação para mapear o cérebro

24 de Junho 2019

O “Proaction Lab” – Laboratório de Percepção e Reconhecimento de Objectos e Acções da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) vai ser inaugurado, amanhã (25), no Colégio de Jesus.

O espaço, que será dirigido por Jorge Almeida, irá focar-se no “mapeamento do cérebro (após ter obtido, no ano passado, um financiamento de 1,8 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação)” através do projecto “ContentMAP”, o que lhes permitiu “o reforço do ‘Proaction Lab’, tanto ao nível de instalações e equipamentos de trabalho como da constituição de uma equipa de investigação de cariz internacional”, explica a FPCEUC.

“O financiamento permitiu-nos criar condições para desenvolver projectos científicos inovadores na área da Neurociência Cognitiva e Psicologia Básica”, adiantou, ainda, o director do laboratório, Jorge Almeida.

O objectivo deste laboratório passa por “estudar como o cérebro reconhece objectos do quotidiano e de que forma esta informação está organizada, criando um ‘mapa do cérebro’”.

Esta bolsa permitiu que o nosso laboratório crescesse quer em número de investigadores, quer em condições de investigação e, consequentemente, em produção científica”, conta Daniela Valério, investigadora no ‘Proaction Lab’ desde 2013. Por sua vez, Jon Walbrin, um dos seis investigadores recrutados (até ao momento) após a conquista do financiamento do ERC, indica “a investigação pioneira do laboratório” como o principal motivo que o levou a trocar o Reino Unido pela Universidade de Coimbra.

A cerimónia, a ter lugar amanhã, pelas 11h00, vai contar com a presença do reitor da UC, Amílcar Falcão e incluirá, ainda, duas apresentações, a cargo de Alfonso Caramazza, director do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva da Universidade de Harvard, e de Óscar Gonçalves, co-director do Laboratório de Neuropsicofisiologia da Universidade do Minho.

Estas sessões científicas (com entrada livre) realizam-se, a partir das 14h30, no edifício um (1) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Jorge Almeida - director do  "Proaction Lab"

Jorge Almeida – director do “Proaction Lab”

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com