Coimbra  27 de Setembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC Exploratório recebe conversa à volta da monumentalidade da água

6 de Julho 2023 Jornal Campeão: UC Exploratório recebe conversa à volta da monumentalidade da água

Uma conversa à volta da monumentalidade da água é a proposta da sessão Conversar é o melhor Remédio deste sábado, 8, às 18h00, no UC Exploratório. O ciclo em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra convida Pedro Inácio, museólogo e conservador do Museu da Água da EPAL, que apresentará o tema Aquedutos e a monumentalidade da água, numa proposta a propósito de Água – uma exposição sem filtro. Ainda antes, às 15h00, no ciclo Tardes de Matemática – Conversas Ímpares, Fátima Silva Leite irá apresentar uma viagem sobre rodas e estradas exóticas. Ambas as conversas têm entrada livre.

Pedro Inácio, museólogo e conservador do Museu da Água da EPAL tem-se dedicado à história do abastecimento de água e, grande parte dessa narrativa, passa pelos antigos aquedutos, os equipamentos hidráulicos que “conduzem a água”. Já não o fazem, é certo, mas Coimbra ainda mantém uma marca desses outros tempos e vivências, através do aqueduto de São Sebastião, mais conhecido por Arcos do Jardim. Hoje, com arcos em menor número e não tão extenso como outrora, mas ainda com reflexo de toda a imponência do tempo em que abastecia de água a Alta de Coimbra.

Aquedutos e a monumentalidade da água é o tema da conversa agendada para este sábado, 8 de Julho, às 18h00, no UC Exploratório – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Porque sem água não há vida, o Centro Cirúrgico de Coimbra associa-se à exposição central do UC Exploratório, proporcionando uma conversa que vai para além da medicina e da saúde, temas habituais na parceria mensal no ciclo Conversar é o melhor Remédio.

 

Tardes de Matemática com Uma viagem sobre rodas e estradas exóticas

Ainda este sábado, 8 de Julho, às 15h00, terá lugar mais uma sessão do ciclo Tardes de Matemática – Conversas Ímpares, iniciativa da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática a decorrer no UC Exploratório. Fátima Silva Leite, Professora Catedrática jubilada no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e investigadora no Instituto de Sistemas e Robótica – Coimbra, unidade de investigação que integra o Laboratório Associado ARISE, vai apresentar o tema Uma viagem sobre rodas e estradas exóticas.