Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC estuda novo acesso à Biblioteca Joanina

19 de Dezembro 2018

A Universidade de Coimbra anunciou, hoje, estar em estudo a criação de um novo acesso à Biblioteca Joanina.

O projecto, encomendado ao arquitecto Eduardo Souto Moura, visa a preservação de “uma das jóias” da UC “mais reconhecidas a nível mundial”, a par da melhoria das condições em que a biblioteca pode ser visitada, revelou a instituição.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Universidade conimbricense, trata-se do “estudo da área envolvente à Biblioteca Joanina para desenvolver um novo acesso qualificado, que permita proteger este importante património – considerado uma obra-prima do barroco português – e simultaneamente melhorar a acessibilidade e o conforto dos visitantes”.

A encomenda a Souto Moura do estudo de uma entrada alternativa para a histórica biblioteca segue-se a outros esforços de preservação do espaço, mandado erguer por D. João V (século XVIII) e do seu rico espólio.

Recentemente, a UC investiu em trabalhos de restauro da porta do edifício da Biblioteca Joanina e de limpeza e restauro da fachada principal, tendo mandado instalar um equipamento ainda raro no panorama nacional – uma câmara de anoxia (repõe os níveis de humidade e faz a desinfestação de fungos e parasitas dos livros, sem recurso a produtos químicos).

Ex-líbris turístico da Universidade de Coimbra, a Biblioteca Joanina é visitada anualmente por cerca de meio milhão de pessoas (dados de 2017).

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com