Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC e Universidade de Xangai assinam protocolos de cooperação

24 de Maio 2019

A mobilidade de alunos, docentes e investigadores entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade de Fundan, uma das mais prestigiadas da China, é um dos benefícios constantes dos protocolos assinados, recentemente, pelas duas instituições.

Os memorandos, que envolvem a Academia Sino-Lusófona e as Faculdades de Letras e de Direito da Universidade de Coimbra e a Universidade de Fudan, visam “o aprofundamento da mobilidade de alunos e docentes entre as instituições e representam um passo importante no contexto do reforço da centralidade da UC no plano das relações entre a China, Portugal e o espaço lusófono”, revela a Universidade de Coimbra.

Esta mobilidade permitirá que os alunos de Xangai venham a Coimbra frequentar, por exemplo, os cursos intensivos de Verão de língua portuguesa, algo que se justifica pelo facto de estar a aumentar o número de alunos interessados em aprender a língua.

Em Xangai, para a assinatura dos protocolos, esteve o vice-reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pelo sub-director da Faculdade de Letras da UC, Rui Gama, para além da presença do Cônsul de Portugal em Xangai, Israel Saraiva.

Estiveram, também, presentes Huang Zaiwei e Zhou Miao, directores do Instituto Confúcio de Coimbra.

A comitiva da UC fez, ainda, uma visita ao Centro de Inovação Conjunto Portugal-China na área dos materiais avançados, na Universidade de Zhejiang, um momento onde se discutiram possibilidades de cooperação ao nível da ciência e da tecnologia, e participou na reunião anual do Conselho Directivo do Instituto Confúcio da UC, na Universidade de Medicina Chinesa de Zhejiang.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com