Coimbra  18 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC e Talkdesk lançam programa de formação de ciência de dados

12 de Setembro 2019

A Universidade de Coimbra e a empresa tecnológica Talkdesk lançaram um programa de formação “TDX-UC Data Science Academy”, que arranca já na próxima segunda-feira (16).

O objectivo desta formação é o de “formar especialistas numa área de ponta em que existe uma enorme falta de técnicos no mercado de trabalho”, revela a UC. O curso será dividido em três módulos (Natural Language Processing, Time Series Analysis & Behavioral Prediction e Deep Learning) e promovido pelo laboratório de inovação da Talkdesk em Coimbra (TDX), em parceria com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEI-UC).

“Este tipo de formação (contínua ao longo da vida) é muito relevante. A evolução nesta área [informática e ciência de dados] tem sido enorme e a formação ao longo da vida é uma ferramenta importante para que as pessoas se consigam adaptar”, sublinhou o reitor da UC, Amílcar Falcão, na cerimónia de assinatura do contrato.

O novo programa de formação – leccionado por docentes e investigadores do DEI-UC e tendo como mentores Jafar Adibi (responsável por Data Science e Inteligência Artificial na Talkdesk), Jason Fama (vice-presidente de Engenharia na Talkdesk) e Bruno Antunes (director de Engenharia no TDX) – “vem reforçar os laços entre a UC e a Talkdesk, após o estabelecimento de um protocolo de cooperação técnico-científica em Dezembro de 2018”, adianta a Universidade.

“Este curso tem todas as condições para ser um sucesso, vai abrir muitas portas adicionais lá para a frente e já está a atrair muita gente a Coimbra”, afirmou o investigador responsável pelo projecto (e ex-reitor), João Gabriel Silva, destacando esta aposta “duplamente relevante” da UC – na “área em explosão” da “data science” e nos programas de formação não conferente de grau.

“Como ex-aluno da UC orgulha-me poder ajudar a trazer para cá mais talento. Espero que seja o primeiro de muitos cursos”, disse, por sua vez, o director-geral da Talkdesk, Marco Costa.

Talkdesk está nomeada para o “Cloud 100” da revista “Forbes”

Desde Março com um laboratório de inovação em Coimbra, a Talkdesk está entre as 100 melhores empresas privadas na ‘cloud’ do mundo, segundo o ranking “Cloud 100” da revista “Forbes”. A edição especial da publicação conta om a parceria da Bessemer Venture Partners e da Salesforce Ventures.

“Sentimo-nos muito honrados e orgulhosos por ser incluídos no prestigiante ranking ‘Cloud 100’ de 2019 da ‘Forbes’. Este reconhecimento é a validação das nossas soluções ‘cloud’ para ‘contact center’ e da nossa liderança no mercado da experiência do consumidor,” sublinha Tiago Paiva, director executivo da Talkdesk.

“A Talkdesk está focada em impulsionar a indústria dos ‘contact centers’ com o seu rápido ritmo de inovação e em fornecer aos seus clientes as ferramentas necessárias para sobressaírem, oferecendo uma experiência do consumidor de nível superior”, realça.

Quer a “Forbes”, quer a parceira Bessemer Venture Partners, receberam submissões de centenas de ‘startups’ baseadas na ‘cloud’, pelo que o processo de selecção foi bastante rigoroso, com o painel de jurados do ranking “Cloud 100” a ser composto por directores executivos de empresas na ‘cloud’ públicas.

O processo de análise envolveu a classificação das empresas tendo em conta quatro principais factores: liderança de mercado (35 por cento), avaliação estimada (30 por cento), métricas operacionais (20 por cento) e pessoas e cultura (15 por cento).

As listas “Forbes 2019 Cloud 100” e “20 Rising Stars” são publicadas online em www.forbes.com/cloud100 e constarão da edição de Setembro da revista “Forbes” nos Estados Unidos da América.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com