Coimbra  22 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC e Região de Coimbra colaboram para um território de proximidade

10 de Setembro 2021 Jornal Campeão: UC e Região de Coimbra colaboram para um território de proximidade

A Universidade de Coimbra (UC) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) assinaram esta quinta-feira (9) um protocolo que visa aproximar a instituição de ensino a todo o território da Comunidade.

Este protocolo que surge no âmbito da candidatura aos projectos “Impulso Jovem STEM” e “Impulso Adulto”, inseridos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende dar apoio aos jovens oferecendo resposta às necessidades que o mercado de trabalho coloca hoje em dia e ainda reforçar a formação pós-secundária, garantindo a reconversão e actualização de competências através do desenvolvimento de soluções de qualificações flexíveis.

Além disto, a iniciativa pretende destacar o sector empresarial fazendo-o tornar-se mais competitivo e também preparar os jovens para a modernização das próprias empresas.

“Captar mais jovens para a modernização das próprias empresas e tentar que estes jovens tenham formação para abandonar aquilo que muitas vezes os mata, que é o ordenado mínimo que o país hoje tem”, declarou José Carlos Alexandrino, presidente da CIM-RC, durante a sessão que decorreu na Sala do Senado.

Amílcar Falcão, Reitor da UC, confiante no projecto, garantiu que o objectivo é fazer com que a iniciativa perdure para além de 2025, data limite do projecto. “Vemos esta candidatura como algo que nos irá ajudar a preparar a UC para o período pós-2025: uma Universidade mais forte e mais preocupada com o território”, sublinhou.