Coimbra  30 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC e Marionet coproduzem performance científico-teatral sobre apneia do sono

22 de Outubro 2020 Jornal Campeão: UC e Marionet coproduzem performance científico-teatral sobre apneia do sono

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a companhia de teatro Marionet vão apresentar uma performance científico-teatral sobre a síndrome da apneia obstrutiva do sono.

A performance, intitulada “A Máquina dos Sonhos”, subirá a palco na próxima terça-feira (27), pelas 21h30, no Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Segundo a Associação Portuguesa do Sono (APS), 20 por cento dos portugueses têm dificuldade em dormir, sendo que 60 por cento foram diagnosticados com um distúrbio do sono.

“A Máquina dos Sonhos” – uma combinação de performance teatral com apresentação científica – explora o tema da apneia do sono e visa aprofundar o conhecimento e dados de investigação recentes relativos a esta doença. Nesta sinergia entre arte e ciência, é também objectivo evidenciar as diferenças e semelhanças de linguagem entre ambas as áreas.

Esta iniciativa é uma iniciativa do projeto “SleepApneaID” do CNC-UC, que tem como principal objectivo desenvolver um diagnóstico precoce e acompanhamento do tratamento de uma forma mais simples para a doença, assim como actividades de sensibilização para a mesma.

A performance começou a ser desenvolvida no âmbito do “Laboratório do Desconhecimento”, uma iniciativa de pesquisa e criação da Marionet em parceria com o CNC-UC, tendo por finalidade abordar desafios científicos com uma equipa multidisciplinar de cientistas e artistas.

A peça de teatro foi uma das dez iniciativas de promoção da cultura científica premiadas pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar, no âmbito da comemoração dos 730 anos da Universidade de Coimbra.

Os interessado em assistir ao espetáculo terão de preencher o seguinte formulário de inscrição: https://bit.ly/3jdyH1U.