Coimbra  9 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC é líder nacional em pedidos de patentes

3 de Junho 2020 Jornal Campeão: UC é líder nacional em pedidos de patentes

A Universidade de Coimbra (UC), segundo o ranking “The University Impact Rankings”, do Times Higher Education, destacou-se com uma média de mais de 50 submissões anuais de patentes registadas nos últimos anos. Segundo dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2019, a UC foi mesmo a entidade que registou mais pedidos de invenções nacionais.

Para o cumprimento do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionado com a Indústria, Inovação e criação de Infraestruturas foi preponderante projectos como o ‘INOV C 2020’ que, em parceria com outras entidades, promoveu a cooperação entre instituições do ensino superior, entidades de interface, incubadoras de empresas e parques de ciência e tecnologia da região Centro, com o objectivo de consolidar um ecossistema de inovação, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos e infraestruturas com apostas transversais e orientadas para as necessidades específicas de cada projecto inovador e empreendedor.

Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, relembra que a Instituição “tem um longo caminho percorrido na área da Inovação e do Empreendedorismo que lhe permite olhar para o futuro com confiança e optimismo. O ‘INOV C’, o primeiro Ecossistema de inovação Português, nasceu em 2010 com a liderança da UC. Veio trazer uma dinâmica à região que ultrapassou as melhores expectativas, tendo sido reconhecido nacional e internacionalmente como um exemplo de boas práticas”.