Coimbra  9 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC e Exploratório associam-se à “Semana da Ciência e Tecnologia”

24 de Novembro 2019

A aproximação entre a sociedade e a Ciência é o principal objectivo da iniciativa “Semana da Ciência e Tecnologia”, promovida em Coimbra pela Universidade e que decorrerá entre hoje e 30 de Novembro, um pouco por todo o país.

Estão já planeadas diversas actividades, com destaque para o envolvimento do recentemente inaugurado Proaction Lab – laboratório da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, que assim pretende ajudar numa maior interação com os cidadãos.

Este laboratório abre, por isso, as suas portas para visitas na quarta-feira (27), num ‘dia aberto’ que vai dar a conhecer à sociedade quem ali trabalha e o que se faz.

Além desta visita, a equipa do Proaction Lab, liderada por Jorge Almeida, organizou um “café de ciência”, uma oportunidade para o público geral contactar directamente com dois investigadores (André Peres e Ana Luísa Cardoso), na noite de quinta-feira (28), no “Aqui Base Tango”.

A esta ‘Semana’ associam-se, ainda, vários (11) centros de investigação da UC, que também abrem às portas à comunidade, no sentido de “mostrarem ao público as suas mais variadas vertentes e dar-lhes oportunidade de contacto directo com especialistas de diferentes áreas do conhecimento”, realça a UC.

O Center for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB, consórcio que junta o Centro de Neurociências e Biologia Celular e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra); o Centro de Estudos Sociais (CES); o Centro de Geociências; o Centro de Informática e Sistemas (CISUC); Centro de Investigação em Antropologia e Saúde; o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta; o Jardim Botânico; o Observatório Geofísico e Astronómico; o já referido Proaction Lab e o Rómulo – Centro Ciência Viva (que está a celebrar o seu 11.º aniversário vão organizar a tividades no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia.

Passando pelas mais variadas áreas do saber – da botânica à astronomia, da antropologia às geociências, da engenharia de processos químicos ao estudo do funcionamento do cérebro; etc. – estão previstas perto de 30 actividades.

Na agenda, constam visitas às escolas da região (pelos investigadores do CIBB), ‘workshops’ variados (por exemplo, no CISUC, pode aprender-se, como criar um jogo de computador), palestras (como “Educação contra o racismo”, pelo antigo capitão da selecção francesa de futebol Lilian Thuram, promovida pelo CES), debates, seminários, exposições e até iniciativas como as comemorações do aniversário do Rómulo ou a XXV Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis (promovida pelo Centro de Geociências/Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC).

“A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma oportunidade para partilharmos com as escolas e o público em geral a investigação científica e os avanços tecnológicos desenvolvidos na Universidade de Coimbra, estreitando, cada vez mais, a distância entre a Universidade e a sociedade”, sublinha a vice-reitora da UC para a Investigação, Cláudia Cavadas.

Exploratório associa-se à iniciativa em dia de aniversário

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra celebra o seu 24.º aniversário, hoje, em que assinala o Dia Nacional da Cultura Científica, prosseguindo com a Semana da Ciência e da Tecnologia.

Durante o dia de hoje, o Exploratório está de portas abertas para visitas às exposições e as sessões de ‘Hemispherium’ têm acesso gratuito para todos os visitantes.

Até 30 de Novembro (sábado), as diferentes actividades do Exploratório, promovidas “dentro de portas”, mas também aquelas que se produzem “fora de portas”, estão integradas nesta grande montra nacional de divulgação e acesso ao mundo da ciência que se faz e se comunica em Portugal.

Entre as diversas actividades do Exploratório nesta semana, destaque para a estreia, no sábado (30), às 18h00, da produção “Ora Bolas! Ciência em Palco”, um espectáculo interactivo destinado a promover a literacia científica junto do público infanto-juvenil e familiar, aliando a ciência e as artes do palco.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com