Coimbra  13 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC e Associação Académica promovem desporto adaptado

2 de Julho 2019

A Universidade de Coimbra (UC) e a Associação Académica assinaram, hoje (02), um contrato-programa que prevê um apoio de 260 000 euros para actividades culturais e desportivas, tendo como um dos objectivos fundar modalidades de desporto adaptado.

Na área desportiva o reitor da UC, Amílcar Falcão, defendeu o empenho conjunto das duas instituições em criar “secções desportivas inéditas na AAC e que consigam cobrir os interesses diversificados dos estudantes, mas ao mesmo tempo, com uma função de integração social”.

“Este financiamento servirá, também, no auxílio das actuais secções desportivas em investir no desporto adaptado, servindo igualmente para fundar modalidades especialmente vocacionadas para as pessoas com deficiência”, afirmou Amílcar Falcão.

Segundo o reitor, irá ser também encetada uma revisão com a AAC dos mecanismos de financiamento, com a intenção de se aproveitar a capacidade instalada e de se identificarem “novos campos de actuação, como é o caso do combate às alterações climáticas”.

Já Daniel Azenha, o presidente da direcção-geral da AAC, enalteceu a “abertura e disponibilidade” da Universidade no apoio às actividades culturais e desportivas da instituição, referindo que uma das prioridades da associação será aumentar o número de atletas e participar nas secções desportivas da casa.

A parceria vem no seguimento da sua estratégia como reitor, na qual pretende “estar ao lado dos estudantes, na procura de melhores soluções para os problemas presentes e futuros no ensino superior (…) apoiando e envolvendo para que permanentemente a academia fale só a uma voz”, segundo afirmou no seu discurso de tomada de posse.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com