Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC debate aplicações de inteligência artificial às ciências da saúde

31 de Outubro 2021 Jornal Campeão: UC debate aplicações de inteligência artificial às ciências da saúde

O Instituto de Engenheiros Electricistas e Electrónicos (IEEE) Portugal Engineering in Medicine and Biology Society da Universidade de Coimbra (EMBS-UC) vai realizar, no dia 2, uma nova iniciativa.

Trata-se de uma ‘WebTalk’ com o tema “Elementos e aplicações de inteligência artificial às ciências da saúde” onde será partilhada a visão dos oradores Francisco Caramelo e Bárbara Oliveiros.

O evento está marcado para as 18h30 e para se inscrever deve aceder ao link: https://forms.gle/wWByEjx5TtCVxKmh6.

Francisco Caramelo é professor auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). A sua área de especialização é física e estatística aplicada às ciências da saúde. A principal área de investigação tem sido o desenvolvimento de métodos estatísticos, essencialmente baseados em técnicas de machine learning, para resolver problemas complexos da medicina, em particular em genómica e em imagiologia nuclear. Os resultados da sua investigação traduzem-se em inúmeras publicações, patentes e na coordenação de vários projectos.

Bárbara Oliveiros é também professora auxiliar da FMUC e a sua área de especialização é matemática, investigação operacional e estatística aplicada às ciências da saúde. A principal área de investigação tem sido o desenvolvimento de métodos estatísticos aplicáveis quer à detecção de padrões e classificação em estudos transversais quer em estudos longitudinais nomeadamente de sobrevivência usando integrando Data Science. Para além da orientação de inúmeras teses apresenta um leque extenso de publicações na área da Medicina e Biomedicina.

A moderação da reunião estará a cargo de Rita Matos, estudante do 3.º ano de Engenharia Biomédica na UC e membro do EMBS.