Coimbra  6 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra vai dar formação a magistrados de Angola

25 de Junho 2020 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra vai dar formação a magistrados de Angola

Foi celebrado, recentemente, um protocolo entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola com o objectivo de promover e aprofundar a cooperação académica, científica e cultural entre as instituições.

Segundo André de Brito, director do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação Internacional da PGR de Angola “a Universidade de Coimbra, a mais prestigiada Universidade de língua portuguesa, desenvolverá acções de formação de mais magistrados e licenciados em Direito afectos à Procuradoria-Geral da República de Angola, bem como outras actividades consideradas de interesse mútuo e que visem a formação de técnicos altamente qualificados que possam responder, no âmbito das competências adquiridas, aos desafios que se colocam ao sector judiciário angolano”.

João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor das Relações Internacionais da UC, considera que este acordo, a vigorar nos próximos cinco anos, “mais do que o relevo financeiro que terá, é um passo de consolidação do prestígio da UC no mundo lusófono. Após acordos similares com o Conselho Superior do Ministério Público do Brasil, com o Ministério da Justiça de Timor Leste e a Procuradoria-Geral da República de São Tomé e Príncipe, é uma enorme satisfação chegarmos a cordo com a PGR de Angola”.

O vice-reitor salienta, ainda, ter a expectativa de que “a pandemia seja rapidamente superada para realizarmos as formações consensualizadas presencialmente, não sendo de afastar, face à incerteza do contexto de saúde pública no mundo, que algumas tenham de ser lecionadas à distância”.