Coimbra  2 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC atinge a marca de 600 obras indexadas no Directório de Livros em Acesso Aberto

22 de Outubro 2020 Jornal Campeão: UC atinge a marca de 600 obras indexadas no Directório de Livros em Acesso Aberto

A Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) atingiu, esta semana, a marca de 600 livros indexados no Directory of Open Access Books (DOAB) – Directório de Livros em Acesso Aberto. O reforço da quantidade de livros presentes na plataforma faz parte das acções da Universidade de Coimbra no âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week), evento que se comemora de 19 a 25 de Outubro, com o objectivo de promover a disponibilização do conhecimento científico em acesso livre para todos (comunidade académica e sociedade civil).

Em Junho, a IUC já havia comemorado o feito de figurar no top três por cento das editoras com mais publicações no Directório de Acesso Aberto (DOAB). Na época, o número atingido havia sido de 576 livros. Com este reforço, a IUC posiciona-se no limiar do top dois por cento das mais de 400 editoras internacionais referenciadas.

Além da inclusão de novos 24 livros da IUC esta semana no DOAB, a Universidade de Coimbra também participa da Semana Internacional do Acesso Aberto com duas iniciativas online abertas a toda a comunidade académica. Esta quarta-feira (21), os vice-reitores da UC para a Investigação e 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas, e para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, discutiram a Recomendação da UNESCO para a Ciência Aberta, tornada pública há poucos dias (a UC participou activamente da elaboração do documento, por meio da representação que tem o vice-reitor Delfim Leão enquanto membro do Comitê Consultivo da UNESCO para a Ciência Aberta).

Esta sexta-feira (23) acontece ainda uma sessão que vai abordar o património cultural e científico do acervo AlmaMater, fundo bibliográfico antigo da Universidade que foi renovado, em 2019. A sessão será presidida por Ana Luísa Silva, do Serviço Integrado de Bibliotecas da UC. O acervo Alma Mater é considerado o mais significativo, historicamente, dentre as bibliotecas digitais da UC, e teve um importante papel durante a pandemia covid-19, na medida em que permitiu aos visitantes explorarem a partir de casa o seu acervo, com parte dos documentos mais preciosos da instituição.

Semana Internacional do Acesso Aberto é uma iniciativa global, promovida internacionalmente pela Aliança de Publicações e Recursos Académicos (SPARC) e liderada, no âmbito nacional, pelos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). A edição deste ano tem como lema “Abrir com Propósito: Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão” (no original: Open with Purpose: Taking Action to Build Structural Equity and Inclusion”).