Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC assume liderança na conciliação entre estudo e alto rendimento desportivo

22 de Março 2024 Jornal Campeão: UC assume liderança na conciliação entre estudo e alto rendimento desportivo

A Universidade de Coimbra (UC) está prestes a tornar-se uma das primeiras Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior (UAARESuperior), uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES). Este projecto-piloto visa garantir a harmonização do sucesso académico e desportivo dos estudantes-atletas de alta competição.

As UAARESuperior seguem o modelo das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, implementadas no ensino secundário desde 2016/17, com o intuito de facilitar a interligação entre estabelecimentos de ensino, alunos/encarregados de educação, federações desportivas e municípios. O objectivo é promover a conciliação do desempenho escolar e desportivo de estudantes-atletas que se encontram no regime de alto rendimento, em selecções nacionais ou com elevado potencial desportivo.

O protocolo de adesão da Universidade de Coimbra a este projecto-piloto foi assinado ontem (quinta-feira, 21), numa cerimónia na Direcção Regional do Centro do IPDJ, em Coimbra. O Reitor da UC, Amílcar Falcão, o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, e o director-geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato, formalizaram a adesão, juntamente com outras cinco instituições de ensino superior.

Este acordo visa estabelecer mecanismos de apoio estrutural e formal para promover a carreira dupla (estudante-atleta) dos alunos matriculados em ciclos de estudos de ensino superior. O objectivo é que estes estudantes consigam equilibrar o sucesso desportivo com o sucesso académico, destacando as instituições de ensino superior que apostam e investem no desporto de alto rendimento.

O Reitor da UC, Amílcar Falcão, destaca a importância do desporto na identidade da universidade e o compromisso histórico da instituição com o apoio à prática desportiva. Segundo o Reitor, a UC foi pioneira na implementação do Estatuto do Estudante-Atleta e possui um Programa de Apoio ao Alto Rendimento que oferece condições especiais aos estudantes-atletas de alta competição. A adesão ao projecto-piloto das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior é encarada como um passo significativo rumo ao sucesso académico e desportivo dos estudantes-atletas.