Coimbra  23 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto com iniciativas online

19 de Outubro 2020 Jornal Campeão: UC associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto com iniciativas online

A Universidade de Coimbra junta-se às comemorações da Semana Internacional do Acesso Aberto (que se inicia esta segunda-feira, decorrendo entre 19 e 25 de Outubro), lançando o programa “Ciência Aberta UC: Equidade e Inclusão”, composto por duas iniciativas online que pretendem contribuir para o debate sobre o tema da disponibilização do conhecimento científico em acesso livre para todos (comunidade académica e sociedade civil) e a mais recente recomendação da UNESCO sobre o assunto.

Quarta-feira (21), pelas 16h00, Cláudia Cavadas, vice-reitora da UC para a Investigação e o 3.º Ciclo, e Delfim Leão, vice-reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, juntam-se no debate “UNESCO Recommendation on Open Science – em defesa de um ‘bem comum’”. E sexta-feira (23), pelas 15h00, Ana Luísa Silva, da Biblioteca Geral da UC, conduz a sessão “AlmaMater: património cultural da UC e Ciência Aberta”. Ambas as iniciativas são transmitidas através da plataforma Zoom, carecendo de inscrição através do link https://surveys.uc.pt/index.php/458449.

Cláudia Cavadas e Delfim Leão sublinham a importância destas iniciativas do programa “Ciência Aberta UC: Equidade e Inclusão”, que reforçam o compromisso da Universidade de Coimbra com a causa do acesso aberto ao conhecimento científico. “Foi tornada pública, há poucos dias, a primeira versão da “UNESCO Recommendation on Open Science”, um documento em cuja redação a UC participou de forma directa, através do representante que tem no “Open Science Advisory Committee”. Ao longo dos próximos meses, segue-se um período de consulta pública. Consciente da responsabilidade académica e social que possui nesse processo, a UC propõe, para a Semana Internacional do Acesso Aberto, uma reflexão sobre a recomendação da UNESCO, aliada a uma demonstração prática do que implica “Taking Action” para levar essa recomendação à prática. Este objectivo é ainda mais relevante, uma vez que a Ciência Aberta contribui para os 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas”, explicam os vice-reitores.

A Semana Internacional do Acesso Aberto 2020, com o tema “Abrir com Propósito: Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão”, é um evento liderado internacionalmente pela Aliança de Publicações e Recursos Académicos (SPARC) e promovido em Portugal pelos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

Os interessados podem consultar mais informações em https://www.uc.pt/openscience e em https://www.uc.pt/iii.