Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC assinala primeiro aniversário de seminários virtuais “Pillow talks”

20 de Outubro 2021 Jornal Campeão: UC assinala primeiro aniversário de seminários virtuais “Pillow talks”

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) assinala, amanhã (21), pelas 14h00, o primeiro aniversário da série de seminários virtuais “Pillow talks”, iniciativa que promove o debate sobre temas como o sono, ritmo circadiano e o envelhecimento.

A iniciativa “Pillow talks”, que começou há um ano, é organizada pelo grupo de investigação “Neuroendocrinologia e Envelhecimento” do CNC-UC, liderado por Cláudia Cavadas.

Os seminários realizados ao longo deste ano contaram com a presença de investigadores nacionais e internacionais, especialistas nos diferentes temas indicados, o que permitiu abordar vários temas acessíveis a toda a comunidade académica, profissionais de saúde, investigadores ou ao público em geral.

Segundo a UC, o formato virtual desta iniciativa deu oportunidade de contactar e aceder ao conhecimento e experiência de investigadores de seis países – Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Dinamarca e Suíça e EUA – com uma assistência média de 50 pessoas por sessão.

“Os seminários ‘Pillow talks’ surgiram como uma estratégia de divulgação e disseminação de uma nova linha de investigação implementada no CNC-UC ‘Ritmos biológicos e sono no envelhecimento e doenças associadas”, disse a investigadora responsável pelo projecto, Ana Rita Álvaro.

Este subtópico do grupo de investigação “Neuroendocrinologia e Envelhecimento” já obteve financiamento competitivo (destacando-se o projecto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia “NoOSAnoAGEING – POCI-01-0145-FEDER- 029002”) e prémios da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Fundação Resmed (EUA).

O primeiro aniversário da “Pillow talks” é assinalado com a realização do seminário “Circadian Clocks and their Role in Metabolism and Longevity”, com a participação do professor e investigador Joseph Takahashi (Howard Hughes Medical Institute, Department of Neuroscience, University of Texas Southwestern Medical Center, Dallas, USA). Será possível assistir ao seminário, bastado realizar inscrição em https://bit.ly/PillowTalksSeminar.