Coimbra  2 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC assina parcerias com Câmara de Comércio Portugal – China e Fundação “la Caixa”

20 de Outubro 2020 Jornal Campeão: UC assina parcerias com Câmara de Comércio Portugal – China e Fundação “la Caixa”

Y Ping Chow, presidente da CCPC – PME, e João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor da UC

 

A Universidade de Coimbra (UC) assinou, hoje, dois novos protocolos de cooperação e colaboração, o primeiro com a Câmara de Comércio Portugal-China PME e um outro com a Fundação “la Caixa”.

Representada pelo vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da UC João Nuno Calvão da Silva, a UC celebrou um protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio Portugal – China Pequenas e Médias Empresas (CCPC – PME), que esteve representada pelo seu presidente, Y Ping Chow, também Presidente da Liga dos Chineses em Portugal e representante da Comunidade Chinesa no Alto Comissariado da Migração.

A Câmara de Comércio Portugal tem sede em Condeixa-a-Nova (na cerimónia compareceu também o presidente do Município, Nuno Moita) e delegações em Lisboa e Porto, tendo sido criada em Maio deste ano com propósito de “apoiar as PME’s nas relações comerciais com a República Popular da China, sendo o presidente do seu Conselho Estratégico, Bian Fang, o CEO do Bison Ban, entidade financeira de capital chinês que opera em Portugal”, revela a UC.

Segundo João Nuno Calvão da Silva, “para além de prever a organização de iniciativas conjuntas em diversas áreas, o presente protocolo, na esteira do reforço das relações entre a Universidade de Coimbra e a República Popular da China, visa promover a cooperação em domínios específicos como a Medicina Tradicional Chinesa e aprofundar a ligação entre a Universidade e o tecido empresarial”.

la Caixa” assume-se como mecenas do Museu da Ciência da UC

Já o protocolo de colaboração assinado entre a UC e a Fundação “la Caixa” traduz-se no compromisso desta organização sem fins lucrativos assumir-se como mecenas do Museu da Ciência da UC e do seu Gabinete de Curiosidades, com o objectivo de “dar apoio à aproximação da cultura e da ciência à sociedade”.

A parceria foi assinada pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva.

“Este protocolo de colaboração vem alavancar a estratégia de reflexão, modernização e organização da oferta museológica da Universidade de Coimbra, com particular enfoque no Gabinete de Curiosidades do Museu da Ciência, actualmente em fase de montagem”, esclarece a UC.