Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC aproxima-se da comunidade com o lançamento da Unidade de Psicologia Clínica

11 de Setembro 2020 Jornal Campeão: UC aproxima-se da comunidade com o lançamento da Unidade de Psicologia Clínica

Cláudia Canavarro, coordenadora da Unidade; Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra; e António Gomes Ferreira, director da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) 

 

A Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UPC3), para já apenas uma plataforma digital, acaba de ser lançada pela Universidade de Coimbra, que assim abre mais um serviço – de saúde mental e bem-estar – à população.

Este projecto pioneiro, que junta o saber da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e a investigação do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), vai permitir disponibilizar serviços de promoção da saúde mental e do bem-estar à população em geral (e não apenas académica), da cidade, região e até do país, de todas as idades.

Cláudia Canavarro, coordenadora da UPC3, explicou que a ideia surgiu há cerca de dois anos, com o objectivo de “dar corpo ao trabalho desenvolvido pelos docentes na FPCE-UC e pelos investigadores do CINEICC”.

Sob o lema “Um compromisso com a saúde mental e o bem-estar”, a UPC3 conta com uma equipa de relevante “qualificação académica e profissional” e “vasta experiência de investigação na área das terapias contextuais, onde se destaca o desenvolvimento e validação empírica de intervenções estruturadas (individuais e em grupo), gerou uma vontade crescente de devolver à comunidade os frutos do trabalho realizado nas últimas décadas, visando contribuir para a promoção da saúde mental em crianças, jovens e adultos”, sublinhou a responsável.

Para já ainda só online e, no início de 2021, com instalações físicas (e consequente atendimento presencial) no piso dois da antiga Faculdade de Medicina da UC, a UPC3 vai disponibilizar um inovador e vasto leque de serviços, como sejam consultas, formação pós-graduada, serviços de consultoria e supervisão clínica), quer à população em geral, como a estudantes de Piscologia ou profissionais da área.

“É uma unidade aberta, qualquer pessoa pode ter acesso. Podem contactar-nos directamente, mas também podem chegar por recomendação médica”, disse Cristina Canavarro.

Estes serviços terão um custo associado para quem os procurar, contudo, garantiu ao “Campeão” Cláudia Canavarro, a UPC3 vai igualmente ter acordos e parcerias com seguradoras e várias outras entidades.

Outro dos objectivos da Unidade prende-se, também, com o desenvolvimento de projectos de investigação e de intervenção, em colaboração com o CINEICC, no que o reitor da UC, Amílcar Falcão, designou como “ciclo virtuoso” que proporcionará ajuda mútua entre o Centro e a Unidade.

A coordenadora da Unidade destacou o momento em que se lança este novo serviço da Universidade, considerando que “a pandemia é uma oportunidade para aumentar a literacia, desmistificar a saúde mental e reforçar a prevenção e tratamento da saúde mental”.

Embora ausente da cerimónia, que decorreu na Sala dos Capelos da UC, Miguel Xavier (director do Programa Nacional de Saúde Mental), sublinhou alguns aspectos que constituem ainda maior importância ao lançamento deste projecto: “o momento em que surge [durante a pandemia]; a qualidade técnica e científica dos intervenientes; que são garantia de que o trabalho será seguramente bom; o espírito de prestação de serviço à comunidade; a abrangência do projecto que se destina a todos os profissionais que trabalham estas temáticas; e o passo destes docentes e investigadores que desta forma saem da sua ‘Torre de Marfim’”.

“Acredito fortemente neste projecto, que é sólido cientificamente e bastante interessante porque a qualidade de vida das pessoas depende da sua saúde mental”, referiu Amílcar Falcão.

O reitor aproveitou, ainda, a ocasião para dizer que o piso dois da antiga Faculdade de Medicina está a ser alvo de intervenções para albergar, não só a UPC3, como também o Laboratório de Análises Clínicas da UC, e onde também já estão instalados os serviços médicos da Universidade. “Estamos a planificar uma área concentrada e articulada de serviços médicos [no piso dois] o que só enriquece e torna mais forte e atractiva a Universidade de Coimbra”.

Na sessão de apresentação intervieram, ainda, Mário Simões, representante da direcção do CINEICC, e António Gomes Ferreira, director da FPCEUC, e marcaram presença Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), e um representante da Ordem dos Psicólogos.

A nova plataforma está já disponível na Internet em www.upc3.pt