Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC apresenta projecto de 9,5 milhões de euros para combater a obesidade

27 de Junho 2023 Jornal Campeão: UC apresenta projecto de 9,5 milhões de euros para combater a obesidade

A Universidade de Coimbra (UC) está prestes a lançar o projecto “PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”. Com financiamento de 9,5 milhões de euros da Comissão Europeia, por meio do programa Horizonte Europa, a iniciativa tem como objectivo enfrentar o problema da obesidade e incentivar a adopção de estilos de vida saudáveis. O projecto é liderado pela UC e conta com a participação de 16 parceiros de vários países europeus.

O lançamento oficial do “PAS GRAS” ocorrerá no dia 29 de Junho, no Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra, com início às 9h30. A sessão de abertura contará com a presença do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e do coordenador do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia, Luís Pereira de Almeida. A apresentação detalhada do projecto será realizada às 10h15 pelo líder do projecto, Paulo Oliveira, vice-presidente e pesquisador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.

Durante o evento de lançamento, renomados cientistas, que integram a comissão de aconselhamento externa do projecto, farão apresentações. Philipp Scherer, professor do Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas, conduzirá uma palestra sobre o papel do tecido adiposo na saúde e doença. Casper Schalkwijk, professor da Universidade de Maastricht, apresentará uma comunicação sobre complicações vasculares e metabólicas associadas à obesidade e diabetes. John P. A. Ioannidis, professor da Universidade de Stanford e um dos cientistas mais citados do mundo, falará sobre ciência aberta, confiável e reprodutível.

Além disso, ao longo do dia, serão apresentados os 16 parceiros envolvidos no projecto, que terá duração de cinco anos. O “PAS GRAS” foi um dos seis projectos aprovados pelo programa Horizonte Europa, no pilar II do cluster da saúde, e está integrado nos Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia.

O projecto tem como propósito calcular o risco individual da obesidade e suas complicações, estimular a inovação baseada em abordagens biológicas e desenvolver estratégias para promover estilos de vida saudáveis, incluindo a adopção da dieta mediterrânica e o aumento da actividade física. O objectivo é reunir conhecimento científico e sensibilizar a população por meio de uma campanha internacional, envolvendo diversos sectores, como indústria alimentar, serviços de saúde, centros de ciência e clubes desportivos.

O evento de lançamento do “PAS GRAS” é aberto ao público e gratuito.