Coimbra  19 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC apresenta projecto de 5,6 milhões na presença do ministro da Ciência

12 de Julho 2019

O projecto digital internacional “Triple”, que obteve um financiamento europeu de 5,6 milhões de euros, vai ser apresentado, na próxima segunda-feira (15), pelas 16h00, na Universidade de Coimbra e na presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A sessão decorrerá na Biblioteca Joanina, durante a qual e pela primeira vez desde 2013, estará em exposição a 1.º edição d´Os Lusíadas, de Luíz Vaz de Camões, que integra o espólio daquele local emblemático e está, habitualmente, guardada na Casa-Forte da Biblioteca Geral da UC.

Já em relação ao projecto “Triple”, o mesmo é promovido no âmbito de um consórcio internacional co-liderado pela Universidade de Coimbra e “tem um cariz absolutamente pioneiro, visando o desenvolvimento e implementação de uma plataforma digital única – multidisciplinar e multilinguística – de transmissão do conhecimento”, refere a UC.

O financiamento de 5,6 milhões surge no âmbito do Programa-Quadro Comunitário Horizonte 2020 e na sessão da próxima segunda-feira, marcarão, ainda, presença o reitor da UC, Amílcar Falcão e o vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

A ligação do projecto à obra de Camões prende-se com o simbolismo do local e do próprio livro, “que simbolizam a ousadia e inovação dos tempos antigos – com Coimbra e Portugal na vanguarda da partilha do conhecimento – que a nova plataforma digital pretende replicar em novos contextos”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com