Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC apresenta novo Centro de Terapia Génica com investimento de 38 milhões

31 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: UC apresenta novo Centro de Terapia Génica com investimento de 38 milhões

Na próxima sexta-feira, dia 2 de Fevereiro, a Universidade de Coimbra (UC) apresentará publicamente o GeneT: Centro de Excelência em Terapia Génica em Portugal, um novo centro de investigação e inovação dedicado à terapia génica. Este centro terá como missão o desenvolvimento e a produção de tratamentos inovadores para doenças graves e sem tratamento, incluindo doenças raras. O projecto será financiado ao longo de seis anos com um investimento total de 38 milhões de euros, provenientes de fundos europeus e nacionais.

A cerimónia de apresentação terá lugar no Colégio da Trindade, a partir das 10h00, e contará com intervenções de destaque, incluindo o Reitor da UC, Amílcar Falcão, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, a presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Madalena Alves, e o coordenador do GeneT e docente da UC, Luís Pereira de Almeida. Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, participará remotamente.

O evento também contará com a presença de representantes da Comissão Europeia, incluindo Stefan Weiers da Direcção-Geral para a Investigação e Inovação, e Minna Wilkki da Agência de Execução Europeia da Investigação.

Para enriquecer a apresentação, líderes de dois centros de investigação de renome no campo da terapia génica participarão como oradores convidados. Seppo Ylä-Herttuala, director do Biocenter Kuopio e do Finnish National Virus Vector Laboratory na Finlândia, e Mimoun Azzouz, director do Gene Therapy Innovation and Manufacturing Centre da Universidade de Sheffield no Reino Unido, trarão a sua experiência para partilhar com a comunidade científica presente.

O GeneT surge como um marco significativo na investigação científica em Portugal, prometendo contribuir para avanços notáveis no tratamento de doenças graves e negligenciadas.