Decorre na segunda-feira (dia 11), a apresentação pública da colecção de mapas Nabais Conde, que ficará integrada na Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra (UC).
A sessão terá lugar pelas 17h00, na sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da UC, com a presença do reitor, Amílcar Falcão, do director da Biblioteca Geral e do Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra, José Augusto Bernardes, e do director do Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Carlos Fiolhais.
A colecção de Mapas Nabais Conde – adquirida, em 2005, pela Biblioteca Geral a Carlos Alberto Nabais Conde, professor e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – é considerada “um dos mais notáveis e completos conjuntos de mapas históricos portugueses”.
“Nela incluem-se diversas versões ptolomaicas da Península Ibérica (século XV), um exemplar completo do primeiro mapa de Portugal impresso em 1561, pelo editor Tremezzini, e muitas outras preciosidades (a maior parte exemplares coloridos à mão)”, refere a UC.
A colecção é composta por cerca de 1 200 peças integralmente digitalizadas.