Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC apresenta colecção de culturas de bactérias reconhecida mundialmente

17 de Setembro 2019

Foi apresentada, hoje (17), no Exploratório de Coimbra, no âmbito do Dia Internacional do Microrganismo, a colecção de culturas de bactérias da Universidade de Coimbra, a primeira registada e reconhecida pela Federação Mundial de Colecções de Cultura.

“O nosso objectivo é salvaguardar a diversidade e o património biológico português”, disse Paula Morais, gestora do projecto e coordenadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Paula Morais destacou a importância que a colecção pode representar como fonte de receitas para a UC, através da venda de bactérias para utilização por parte da indústria.

“Queremos que as bactérias sejam vistas como algo extremamente positivo”, frisou a investigadora, acrescentando que, “além de contribuir para a salvaguarda do património biológico português e para a implementação da Convenção das Nações Unidas para a Diversidade Biológica, esta colecção disponibiliza recursos microbianos confiáveis e relevantes para a comunidade científica nacional e internacional, bem como para a indústria”.

Instalada na plataforma técnica do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, a colecção, criopreservada e parcialmente disponível ‘online’ para compra, apresenta 31 novas espécies de bactérias e divide-se em três ramos, conforme a sua origem: ambiental, humana ou interactiva.

Esta colecção é constituída por bactérias isoladas por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Farmácia, de amostras de vários ambientes, designadamente bactérias isoladas a partir de amostras de doentes internados em hospital.

Contém também bactérias isoladas de água e sedimentos de zonas hidrotermais no fundo do oceano, bactérias isoladas de plantas, endofíticas ou patogénicas, bactérias isoladas de rãs, de nemátodos, entre outras.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com