Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC apresenta as ideias de negócio vencedoras do Concurso Sustenta UC

4 de Maio 2022 Jornal Campeão: UC apresenta as ideias de negócio vencedoras do Concurso Sustenta UC

No próximo dia 10 realiza-se a Sessão Final do Concurso de Ideias de Negócio Sustenta UC, promovido pela Universidade de Coimbra, através do UC Business – Gabinete de Transferência de Tecnologia.

O evento, onde serão anunciadas as três grandes ideias vencedoras, decorre a partir das 14h15, na Sala Almedina do Convento São Francisco, em Coimbra.

A sessão final conta com a intervenção de boas-vindas da pró-Reitora da Universidade de Coimbra para o Planeamento, Patrícia Pereira da Silva, seguindo-se a apresentação, em formato “elevator-pitch”, das cinco ideias finalistas.

Após a apresentação dos pitchs das cinco ideias finalistas, o evento inclui, ainda, uma comunicação do Chefe de Divisão de Planeamento Gestão e Desenvolvimento da UC, Filipe Rocha, sobre “A UC e o Desenvolvimento Sustentável: o GDS.UC” e uma mesa-redonda sobre “A sustentabilidade vista por diferentes prismas”, com a presença de Ana Milhazes, influenciadora na área da sustentabilidade, Eduardo Costa, CEO da Sciven, e Eduardo Neves, Diretor de Marketing da Solve, e moderação a cargo de Cristela Bairrada, professora da Faculdade de Economia da UC.

O Sustenta UC visa fomentar o empreendedorismo tecnológico e criativo ligado à sustentabilidade e apoiar projectos de elevado potencial de negócio, estimulando uma cultura empreendedora na Universidade de Coimbra, tendo, para o efeito, desafiado docentes, investigadores, bolseiros, alunos e ex-alunos a participarem.

Foram catorze os projectos candidatos ao concurso de ideias, apresentados de forma individual ou em grupo e tratando de temas tão diversos como sejam embalagens para alimentos, fontes de energia, resíduos industriais, compostagem, exercício físico ou dispositivos médicos, sempre com a tónica na sustentabilidade.

A inscrição para esta Sessão de Encerramento pode ser feita em https://ls.uc.pt/index.php/859599?newtest=Y&lang=pt.

O Sustenta UC é uma iniciativa que se realiza no âmbito do projecto UI-CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo, que tem como propósito promover o espírito empreendedor, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas que respondam aos desafios sociais, alinhando-se com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. O projecto UI-CAN é dinamizado por gabinetes de apoio ao empreendedorismo de sete universidades: Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Minho (TecMinho), Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu.