Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC apoia a aquisição do imóvel da Real República Boa-Bay-Ela

29 de Julho 2021 Jornal Campeão: UC apoia a aquisição do imóvel da Real República Boa-Bay-Ela

A Universidade de Coimbra (UC) vai apoiar financeiramente a aquisição do imóvel da Real República Boa-Bay-Ela. O apoio da UC é de 15% do valor total do imóvel que se encontra na Rua João Pinto Ribeiro, n.º 17.

“Estatutariamente a UC reconhece as “repúblicas” como pólos autónomos dinamizadores de cultura e de vivência comunitária e académica. A UC deve por isso empenhar-se na preservação do legado histórico das “repúblicas” enquanto património imaterial”, defende o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

“Para os actuais e antigos repúblicos, a aquisição do imóvel é de enorme relevância e significado”, explica João Paulo Bernardino, em representação da Associação Real República Boa-Bay-Ela. “Além do forte laço afectivo que os une à casa, é da sua responsabilidade a preservação de todo este precioso património material e imaterial”. A casa, que a associação apelida de “museu dinâmico”, “desenvolve uma inequívoca transmissão intergeracional de conhecimentos, costumes, e modos de vida, que retratam como poucas outras instituições a história da Academia de Coimbra”.

O apoio financeiro da UC é “essencial para a estabilidade financeira e preservação da República Boa-Bay-Ela”, acrescenta João Paulo Bernardino.

De acordo com a Associação da Real República Boa-Bay-Ela, foi com “enorme satisfação que ficamos a saber que a Universidade de Coimbra está com as Repúblicas de Coimbra, contribuindo para a sua preservação e valorização”.

Fundada a 26 de Janeiro de 1956, a Real República Boa-Bay-Ela “é actualmente uma associação sem fins lucrativos, que tem por objecto o alojamento e fornecimento de alimentação a estudantes da Universidade de Coimbra, e que tem na sua essência a defesa, promoção e dinamização do modo de vida comunitário e do espírito repúblico”, explicam os responsáveis. Actualmente com sete estudantes residentes, das várias faculdades da Universidade de Coimbra, os repúblicos prevêem a entrada de mais elementos, incluindo estudantes de mobilidade, já no próximo ano lectivo.

A escritura pública de aquisição do imóvel está agendada para amanhã, 30 de Julho, pelas 10h00. O valor total da aquisição é de 150 mil euros.