Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

UC abre seminário internacional com debate sobre liderança e geopolítica

9 de Abril 2024 Jornal Campeão: UC abre seminário internacional com debate sobre liderança e geopolítica

A Universidade de Coimbra recebeu, ontem (8), a conferência de abertura do seminário internacional, com o tema “Liderança e Geopolítica num Mundo Complexo”. O evento contou com a presença do embaixador de Portugal em Praga, Luís de Almeida Sampaio, como orador principal.

O embaixador abordou questões cruciais relacionadas com os desafios contemporâneos de liderança e geopolítica. Explorou a dinâmica das relações internacionais num contexto cada vez mais complexo e multifacetado. Luís de Almeida Sampaio destacou a importância da diplomacia e da cooperação internacional na busca por soluções para os problemas globais, realçando o papel de Portugal neste contexto.

A conferência foi enriquecida pela intervenção do vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, que partilhou perspectivas complementares sobre a intersecção entre academia, diplomacia e prática política, sublinhando a relevância do diálogo interdisciplinar na compreensão e na abordagem dos desafios contemporâneos.

Esta conferência foi inserida no âmbito da sessão inaugural da Acção de Formação Avançada em Liderança, organizada pela Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC). Este programa de formação decorre entre os dias 8 e 12 de Abril e é direccionado a 13 membros dos órgãos de direcção da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique.

A iniciativa conta ainda com a participação de especialistas da Faculdade de Economia da UC e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC.

Esta acção de formação representa um passo importante na cooperação entre a Universidade de Coimbra e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique. Já foram implementadas quatro acções de formação avançadas de curta duração ao longo dos anos de 2023 e 2024, abrangendo diferentes áreas temáticas. Destaque-se a “Acção de Formação Avançada em Direito Constitucional, Eleitoral e Legística”, a “Ação de Formação Avançada em Emprego Público e Finanças Públicas”, a “Ação de Formação Avançada em Legística” e a actual “Acção de Formação Avançada em Liderança”.