Coimbra  24 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Turismo do Centro vence prémio internacional

23 de Junho 2017 Jornal Campeão: Turismo do Centro vence prémio internacional

O filme promocional do Centro de Portugal, criado pela Entidade Regional de Turismo do Centro, venceu um prémio, na categoria “Destinos Turísticos”, no Festival Internacional de Cinema de Turismo de Istambul, na Turquia.

O galardão para melhor filme foi atribuído ao filme “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017”.

Na cerimónia de entrega do prémio, o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, dedicou-o às vítimas dos incêndios da região Centro, dizendo que o mesmo “surge num contexto de enorme adversidade para Portugal, em particular para a região Centro, dado ter sido entregue nas vésperas da enorme tragédia que assolou vários concelhos, de forma mais significativa em Pedrogão Grande”. E continuou: “permitam-me que o dedique, inteiramente, a uma região e a uma população que não se resignam, apesar de todas as adversidades. Em especial, a todos os que perderam as suas vidas, bem como àqueles que, com alma e resiliência, estão já a trabalhar para fazer renascer a esperança e a recuperar o seu presente e o seu futuro”.

O mesmo filme, produzido pela Slideshow e realizado por Sara Reis, já tinha sido um dos grandes vencedores do Festival ART&TUR 2016, onde arrecadou o “Grand Prix – Nacional”, entre 109 filmes de produção nacional, e o 1.º prémio na categoria “Destinos Turísticos – Região”.

“Termos ganhado este prémio no Festival Internacional de Filmes de Turismo de Istambul é mais um sinal de reconhecimento, que reforça o posicionamento, nacional e internacional, da marca Centro de Portugal. Trata-se de um filme que já tinha sido premiado em duas das principais categorias do “ART&TUR”, realizado em Portugal, em 2016”, sublinhou o responsável, adiantando que o facto de vencer mais esta distinção em Istambul “representa uma forma incontornável e poderosa de promoção, em particular, no mercado internacional, pela projecção e o alcance destes circuitos”.

Segundo Pedro Machado, trata-se de “mais um resultado positivo, a somar a tantos outros que, felizmente, são o resultado de uma estratégia bem delineada e de um trajecto que, paulatinamente, se tem vindo consolidar desde há alguns anos a esta parte”.

“Acreditamos que será desta forma que contribuiremos, de forma significativa, para partilhar, com Portugal e com o Mundo, o nosso Centro de Portugal, deixando-lhes o convite para que o tornem também seu”, realçou.

O filme, com cerca de dois minutos, pode ser visto através desta hiperligação: https://vimeo.com/222481202