Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Turismo do Centro homenageou personalidades e instituições da região

31 de Maio 2023 Jornal Campeão: Turismo do Centro homenageou personalidades e instituições da região

A Turismo Centro de Portugal homenageou nove personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do turismo na região Centro de Portugal.

A homenagem aconteceu, ontem, durante o jantar oficial que teve lugar no Hotel Dona Maria, na Covilhã, num dos momentos altos do 9.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”.

Após discursos de boas-vindas, por parte de Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, foram revelados os homenageados. As homenagens foram entregues pela Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal e pela ministra Ana Abrunhosa.

Os homenageados foram:

Personalidade – três presidentes das Entidades Regionais de Turismo que terminam este ano os seus mandatos, nomeadamente João Fernandes (ERT Algarve), Victor Costa (ERT Lisboa) e Vítor Silva (ERT Alentejo);

Personalidade / Reconhecimento – Alexandre Patrício Gouveia (a título póstumo);

Sustentabilidade – Chão do Rio, Turismo de Aldeia em Travancinha, Seia;

Hotelaria – Casa Grande de Loureiro, em Tábua;

Restauração – Restaurante Vallécula, em Valhelhas, na Guarda:

Marca – Água de Luso, na Mealhada;

Eventos – Boom Festival, em Idanha-a-Nova, e Festa dos Tabuleiros, em Tomar.

Pedro Machado foi igualmente homenageado por parte dos três presidentes das ERT cessantes, uma vez que o presidente da Turismo Centro de Portugal também termina funções este ano.

Prémios empreendedorismo e teses académicas

No decorrer do jantar oficial foram também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal. O júri final desta oitava edição, composto por Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), premiou os seguintes projectos: 1.º classificado – “O Nosso Fado” (Ricardo Cunha e Romane Forgue); 2.º classificado – “Coimbra Experiences Hub” (Portugal Green Travel); 3.º classificado – “Vista da Torre” (Daniela Batista, Mark McClure e Adriana Mesquita).

No Concurso de Teses Académicas o júri final da sétima edição, composto por Alexandra Rodrigues (CCDRC) e Adriano Costa (Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda), distinguiu as seguintes teses: Doutoramento – “A co-criação enquanto impulsionadora de experiências enogastronómicas” (Mariana Sousa e Silva Cabral de Carvalho); Mestrado – “A regeneração do património olivícola em Portugal com suporte no Turismo Criativo“ (Inês Costa Soares).

Houve ainda tempo para a atribuição dos prémios “Best of Responsible Trails”. Estes são promovidos pela A2Z Consulting e distinguem anualmente os percursos ao ar livre (walking e cycling) que se destacaram no ano anterior pelas melhores práticas, com a atribuição dos “Best of Responsible Trails”, em três categorias (Inteligente, Conservação e Comunidade).

Venceram, na categoria Comunidade, a caminhada PR 1 LRA – Rota do Vale do Lapedo, em Leiria; na categoria Conservação, a caminhada PR17 CVL – Rota das Pontes, na Covilhã; e na categoria Inteligente, a Grande Travessia Montanhas Mágicas em BTT.