Coimbra  21 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Turismo Centro de Portugal vence prémio em Espanha para melhor campanha pós-covid-19

10 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Turismo Centro de Portugal vence prémio em Espanha para melhor campanha pós-covid-19

A campanha “Chegou o Tempo”, produzida pelo Turismo Centro de Portugal (TCP) no contexto da pandemia de covid-19, foi distinguida com o prémio especial do Festival Terres, que decorreu na Catalunha, perto de Barcelona. A mensagem de esperança do filme que sustenta a campanha motivou a organização do evento a atribuir-lhe o Prémio Especial “Recomencem” (em português, Vamos Recomeçar”).

O Prémio Especial Recomencem foi a principal novidade deste ano do festival espanhol. Com ele, a organização pretendeu distinguir “a melhor produção que estimule o desejo de regressar a viajar depois da pandemia do novo coronavírus”. Este prémio foi apadrinhado pelo Patronato de Turismo das Tierras del Ebro.

Além deste prémio especial, o filme “Chegou o Tempo” arrecadou também o galardão referente ao segundo lugar na categoria “Destino Turístico – Região”. Desta forma, o filme, realizado por Telmo de Campos Martins para o Turismo Centro de Portugal, saiu duplamente premiado do festival espanhol.

Com estes dois prémios, são já oito as distinções internacionais ganhas por filmes e campanhas do Turismo Centro de Portugal no ano de 2020, em países, regiões e cidades tão diversas como Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Berlim, Madrid, Catalunha, Letónia e Sérvia.

Apresentada a 18 de Maio, a campanha “Chegou o Tempo” teve como grande objectivo mostrar aos portugueses que o Centro de Portugal é o destino mais indicado para ultrapassar os dias difíceis do confinamento a que estiveram sujeitos: um destino mais seguro, mais autêntico, mais pessoal e mais sustentável.

A campanha surgiu na sequência de uma anterior, lançada logo nos primeiros dias de pandemia, e que teve o nome de “Haverá Tempo”. Nesse primeiro momento, o TCP apelou aos portugueses para que ficassem em casa, dando nota de que “haveria tempo” para conhecer ou regressar ao Centro de Portugal. Foi a esse tempo de mudança que a campanha “Chegou o Tempo” deu eco – a mensagem de que tinha “chegado o tempo” de voltarmos a viver e de redescobrirmos o Centro de Portugal como se fosse a primeira vez.

“Os filmes promocionais do Centro de Portugal já nos habituaram, recentemente, a serem distinguidos internacionalmente. Mas, provavelmente, nenhum dos galardões representa tanto para nós como este Prémio Especial Recomencem atribuído à campanha ‘Chegou o Tempo’”, destaca Pedro Machado, presidente do TCP.

“Com esta campanha, o Turismo Centro de Portugal foi a primeira região nacional a iniciar um tempo novo na actividade turística, aquele que se seguiu à fase de confinamento. É, sem dúvida, uma campanha inspiradora e motivacional, que apela a procurarmos o que gostamos de fazer e que já não fazíamos há muito tempo. Ao mesmo tempo, é uma campanha patriótica, em que dissemos que este era o tempo de ajudarmos os portugueses a retomar a sua vida”, acrescenta.

A cerimónia de entrega de galardões do Festival Terres foi realizada esta quarta-feira (09), através de plataformas digitais. Este é o único evento de turismo especializado realizado na Catalunha, integrando o circuito CIFFT, que reúne os melhores festivais de cinema de turismo em todo o mundo.

O filme “Chegou o Tempo”, com cerca de 50 segundos, pode ser visto no seguinte link https://youtu.be/f2Ueu6Goa48.