Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Trouxemil e Torre de Vilela comemoram 1.ª Festa da freguesia

13 de Junho 2019

No próximo fim-de-semana (15 e 16), decorre a 1.ª Festa da União das Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, nas Caves de Coimbra, onde não faltará gastronomia, animação e convívio.

O evento vai unir a gastronomia, o artesanato, a cultura e o desporto no mesmo espaço, com entradas livres, proporcionando ao público dois dias de festa com várias actividades.

A ideia vinha sendo desenvolvida há já algum tempo e o intuito foi o de “dar a conhecer todas as associações e colectividades da UF, valorizar o que fazem e o que têm de melhor”, explicou Horácio Costa, presidente de Trouxemil e Torre de Vilela.

Esta era uma iniciativa que, na opinião do autarca, faltava às populações, que mesmo unidas sob a mesma administração local, continuam sem ter conhecimento de tudo o que existe naquele território.

Assim, outro dos propósitos é proporcionar “o convívio entre os cidadãos” e “o intercâmbio e a vontade de relacionamento entre todas as associações”, num espaço onde todos poderão conhecer um pouco melhor o local onde vivem ou de onde são naturais.

Durante os dois dias, o espaço vai contar com tasquinhas a servir a melhor gastronomia local e regional, bem como instituições a expor e a demonstrar o trabalho que desenvolvem.

No total marcarão presença 11 entidades, mas o certame terá muito mais para ver e fazer. Desde logo, um espaço com insufláveis, jogos tradicionais e sensoriais que, com certeza, cativará a atenção dos mais pequenos.

Para além do vasto e apelativo programa, a 1.ª Festa da Freguesia vai proporcionar momentos marcantes, como a inauguração da Loja Social (em parceria com a Obra Social de Torre de Vilela) e que “vem responder a algumas carências existentes” e “embora já houvesse apoio por parte da Comissão Social de Freguesia, este é um passo para tornar a ajuda oficial”, revelou Horário Costa. Outro marco desta festa será a abertura da Escola de Música, totalmente gratuita e a funcionar no edifício da Junta de Torre de Vilela, um projecto possível com a parceria da Associação Filarmónica Adriano Soares.

O programa tem início às 10h00 de sábado (15), com a abertura da exposição e um jogo de futebol no campo ADCA, na Adémia.

Demonstrações de dança, desfiles, zumba, música e, claro, as típicas tasquinhas, para além de um baile com o grupo IRA (às 22h00).

O domingo (16) começa às 09h00 com a caminhada solidária “O que nos Liga”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com oito quilómetros (com o custo de cinco euros). Pelas 14h30 serão inauguradas a Loja Social e a Escola de Música, seguindo-se durante a tarde diversas actuações, que culminarão com o grupo Fadus Style Band e o jantar nas tasquinhas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com