Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Tripulante britânico foi resgatado ao largo da Figueira da Foz

6 de Março 2021 Jornal Campeão: Tripulante britânico foi resgatado ao largo da Figueira da Foz

Um tripulante britânico, de 47 anos, de um navio sentiu-se mal este sábado (06) e foi resgatado no porto da Figueira da Foz.

O alerta foi dado pelo navio lança-cabos Maersk Connector de bandeira dinamarquesa, a navegar a cerca de 50 milhas náuticas, aproximante 90km, da Figueira da Foz, que contactou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC) e informou que um tripulante, de nacionalidade britânica, apresentava dores fortes no peito e necessitava de ajuda médica.

Através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR), foi avaliado e constatado que os sintomas representavam indícios de um ataque cardíaco.
O navio foi divergido em direcção ao porto da Figueira da Foz, por forma a efetuar-se o resgate por via marítima, tendo o MRCC coordenado com o Capitão do Porto da Figueira da Foz e o INEM o emprego de meios de socorro.

A Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, através da embarcação Rainha D. Amélia, efetuou o resgate do tripulante quando o navio Maersk Connector se encontrava a cerca de 25 milhas náuticas, cerca de 55 km, da Figueira da Foz, procedendo ao transbordo e transporte da vítima para o porto da Figueira da Foz, onde aguardava uma ambulância do INEM que posteriormente a transportou para uma unidade hospitalar.