Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Triplo D realiza conferência sobre construção de ambientes inclusivos

15 de Junho 2021 Jornal Campeão: Triplo D realiza conferência sobre construção de ambientes inclusivos

O Triplo D (Democracia, Demografia e Direitos Humanos) vai realizar, amanhã (16), uma conferência com o tema “Desafios e caminhos: a construção de ambientes inclusivos e participativos”.

A iniciativa acontece no Auditório do Centro Pastoral da Lousã, pelas 09h30, e já tem as inscrições abertas.

A conferência irá contar com diversos actores da sociedade civil, entidades e instituições que trabalham no terreno, para criar um espaço de reflexão conjunta e troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido pelo projecto e as temáticas da cidadania, direitos humanos e participação democrática.

A sessão de abertura contará com a participação de Ana Teresa Santos, do Programa Cidadãos Ativ@s e um representante, ainda a definir, da Cáritas Diocesana de Coimbra. De seguida, a equipa do Triplo D fará uma reflexão conjunta sobre o trabalho realizado desde o início do projecto.

O primeiro painel da sessão reúne os representantes dos parceiros oficiais do Triplo: Pedro Balhau – director do Agrupamento de Escolas da Lousã; Susana Alves – presidente da direcção do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes; Eva Fabry – directora do European Centre for Women and Technology e Nancy Brito, também representante da mesma entidade. O objectivo é reflectir sobre as parcerias com o projecto e as suas temáticas.

O segundo painel abordará a importância da educação, cidadania e participação na construção de ambientes inclusivos e participativos. Contará com a participação de Henriqueta Oliveira – vereadora na Câmara Municipal da Lousã; Anabela Correia – coordenadora da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no Agrupamento de Escolas da Lousã; Ricardo Sousa – director Técnico do Centro Comunitário de S. José e Lurdes Marques – animadora socioeducativa no Centro Social de S. Pedro, ambos centros da Cáritas Diocesana de Coimbra.

O Triplo D é um projecto da Cáritas Diocesana de Coimbra, que tem como objectivo activar o fortalecimento da cultura da cidadania activa e participativa, com vista a um maior envolvimento e consciência dos cidadãos sobre a relação entre os espaços, as pessoas e o seu bem-estar. É financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.