Coimbra  27 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Trilhos dos Abutres junta quase 2 000 atletas em Miranda do Corvo

29 de Janeiro 2020

Quase 2 000 atletas de 19 nacionalidades participam na 10.ª edição da prova Trilhos dos Abutres (‘trail running’), que decorre no próximo fim-de-semana no concelho de Miranda do Corvo e foi hoje apresentado.

Segundo a Associação Abutrica, organizadora daquele que é considerado um dos maiores eventos nacionais da modalidade, disputado em plena Serra da Lousã, no sábado realizam-se duas provas, uma de 55 quilómetros (Ultra Trail) e outra de 30 quilómetros, e no domingo disputa-se o Mini Trilhos dos Abutres (21 quilómetros) e Trilhos Júnior.

Hoje, em conferência de Imprensa, no auditório municipal de Miranda do Corvo, o presidente da associação, Tiago Araújo, frisou que a prova de 55 quilómetros vai apurar os campeões nacionais masculino, feminino e por equipas de Ultra Trail.

O dirigente disse que o campeonato nacional vai ser disputado por 34 equipas masculinas e quatro femininas.

“No total das três provas temos 1 890 atletas, o que é um recorde de participação, e vão estar presentes no trilho dos 55 quilómetros todos os ex-vencedores das provas anteriores”, sublinhou.

“Nesta edição, o número de atletas estrangeiros diminuiu, mas aumentou o número de nacionalidades”, frisou, ainda, Tiago Araújo, salientando que o incremento se deveu ao aumento do número de vagas na prova de 21 quilómetros.

“O traçado do Ultra Trilhos dos Abutres foi concebido de forma a estar presente o melhor percurso de todas as edições, com a fusão do percurso do Campeonato do Mundo de Trail Running (2019) e do clássico Ultra Trilhos dos Abutres”, acrescentou.

Os Trilhos dos Abutres continuam a marcar pela diferença, em mais um ano em que uma das características mais aplaudidas é a excelência da organização, graças aos mais de 300 voluntários locais que contribuem para o sucesso do evento.

Outro dos elogios realizado à prova, tanto por atletas como pelo público em geral, passa pelas medidas ecológicas adoptadas pela organização, que tem apostado em acções que reduzem o impacto ambiental, desde a abolição do copo descartável, à construção de trilhos homologados e à reutilização da sinalética.

Durante os três dias, Miranda do Corvo recebe, também, no Mercado Municipal, a oitava edição da ‘Expotrail’, a maior feira nacional de ‘trail running’. Esta é uma autêntica montra de produtos regionais, material de ‘trail’, turismo activo e actividades ao ar livre.

A abertura da feira está marcada para sexta-feira (dia 31), pelas 17h00, e o seu encerramento está previsto para o último dia de provas, domingo (02), pelas 15h00. A 10.ª edição da competição conta, também, com a Expotrail, que vai decorrer no interior do Mercado Municipal.

Na apresentação desta edição do Trilhos dos Abutres participaram algumas das entidades que apoiam a iniciativa, como a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, os Bombeiros Voluntários, Associação Trail Running Portugal e a ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

 

 

Powered by Digital RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com