Coimbra  19 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Três premiados em concurso sobre envelhecimento na região Centro

20 de Novembro 2018 Jornal Campeão: Três premiados em concurso sobre envelhecimento na região Centro

A Universidade de Coimbra (UC) e o Museu Machado de Castro, em associação com outras entidades, e a Associação de Socorros Mútuos Covilhanense venceram, hoje, o concurso de boas práticas de envelhecimento activo da região Centro.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) anunciou que a UC e o Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, alcançaram com “Praça Vida+” o primeiro lugar da iniciativa na categoria “Conhecimento+”.

Apresentado em Coimbra, em Julho, o projecto “Praça Vida+” foi um evento organizado no âmbito do projecto europeu Healthy Lifestyle Innovation Quarters for Cities and Citizens (HeaLIQs4Cities).

“Teve como objectivo primordial a promoção de estilos de vida saudável, focando-se primariamente no cidadão”, informou a CCDRC.

“Saúde mais perto de si!”, da Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense, e “EU no musEU – programa para pessoas com demência e seus cuidadores”, do Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, em coautoria com a Associação Alzheimer Portugal, são os outros projectos ganhadores, nas áreas “Saúde+” e “Vida+”, respectivamente.

O projecto da Mutualista Covilhanense, na categoria “Saúde+”, propôs como boa prática uma unidade móvel “que presta serviços de enfermagem, cuidados médicos e apoio psicológico e social, dirigidos à população mais idosa das freguesias rurais” do concelho da Covilhã.

O Museu de Machado de Castro e a Alzheimer Portugal conceberam um programa que se baseia “num espaço de fruição e socialização para pessoas com demência e seus cuidadores”.

“Possui várias abordagens complementadas com teatro, música, dinâmicas de grupo, contos, ioga, ‘biodanza’ e sessões temáticas asseguradas por especialistas externos”, segundo a CCDRC.

Este concurso “revela a grande dinâmica da região na resposta a um dos principais desafios da sociedade e cujas respostas têm de ser multissetoriais, envolvendo o esforço de todos e obrigando a uma maior exigência na definição de estratégias e nos investimentos a efectuar”, realça a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa.

Promovida pela CCDRC, em colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, a iniciativa tem como objectivo “aumentar a divulgação e o reconhecimento de projectos e iniciativas que promovem o envelhecimento activo e saudável” na região.

Os três projectos vencedores foram apresentados hoje, em Coimbra, no final do sexto congresso do Ageing@Coimbra, que decorreu no Convento de São Francisco, em Santa Clara.