Coimbra  26 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Transportes Urbanos de Coimbra admitem 16 novos motoristas em Janeiro

18 de Dezembro 2019 Jornal Campeão: Transportes Urbanos de Coimbra admitem 16 novos motoristas em Janeiro

Está em fase final o recrutamento de 10 novos assistentes operacionais com a função de motorista para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), segundo anunciou a Câmara.

A lista de classificação final do procedimento concursal foi homologada na última reunião do Conselho de Administração dos SMTUC, que se realizou na passada sexta-feira, onde também foi autorizado o recurso à reserva de recrutamento até ao preenchimento do limite das vagas disponíveis no mapa de pessoal, pelo que entrarão mais seis trabalhadores.

Ao todo serão 16 novos assistentes operacionais com a função de motorista que iniciam funções já no próximo mês de Janeiro de 2020, depois de cumpridos os prazos legais do procedimento concursal.

Estes 16 novos trabalhadores são, sobretudo, oriundos de três sectores de actividade, sendo que 10 vêm de empresas privadas de transportes colectivos de passageiros; dois de empresas privadas de transportes pesados de mercadorias; e quatro de empresas privadas de outros sectores de actividade. Recorde-se que, ainda no ano de 2018, foi realizado um outro procedimento concursal através do qual foram admitidos 18 assistentes operacionais para a função de motorista, sendo metade oriundos de empresas privadas de transportes colectivos de passageiros.

Com o finalizar deste procedimento, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) admitiu, desde 2018, 34 trabalhadores para a função de motorista de transportes colectivos de passageiros.

A CMC refere que está a reforçar o serviço público de transportes urbanos em várias vertentes, que vão desde a expansão da rede, à contratação de motoristas e à aquisição de veículos.

A 04 de Dezembro de 2019 entraram em funcionamento cinco novas linhas que a autarquia preparou para expandir a rede dos SMTUC, que chegam agora a várias localidades do concelho, aproveitando o prazo legal de cessação das concessões privadas.

Ao todo são mais de 140 horários e cerca de 2 000 quilómetros, que abrangem as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego. “Este reforço do serviço municipal de transportes vai permitir um aumento significativo da oferta a nível de horários e os habitantes destas zonas passam a poder usufruir dos passes sociais e tarifários praticados nos SMTUC. Em curso continuam trabalhos para fazer chegar em breve novas linhas a outras localidades do concelho”, refere a CMC.

Para isso foram adquiridos oito autocarros usados para reforço da frota, estando dois já em operação e prevista a entrega dos restantes seis até ao final deste mês.

Em simultâneo, a CMC já procedeu à abertura de um concurso público para a aquisição de 14 novos autocarros 100 por cento eléctricos para renovação da frota dos SMTUC, com um preço base de 4,7 milhões de euros.

Recorde-se que a CMC adquiriu recentemente 10 novos autocarros 100 por cento eléctricos, que foram apresentados no passado dia 20 de Junho, pelo que já estão a percorrer as ruas da cidade há cerca de seis meses.

Nos últimos cinco anos, a Câmara Municipal de Coimbra adquiriu mais de 40 autocarros (sendo dois híbridos e 10 eléctricos), num investimento de cerca de nove milhões de euros, para além de suportar integralmente o custo social dos transportes que é um encargo superior a nove milhões de euros anuais.